5 maneiras de lidar com pessoas difíceis

Todos nós conhecemos pessoas que realmente “dão nos nervos”. Pessoas que nos tiram do sério e com as quais dialogar parece impossível. O mais difícil é quando você tem que conviver com essa pessoa no trabalho, no grupo de amigos ou na família.

Por essa razão, neste texto, vou abordar 5 maneiras de você lidar com pessoas difíceis e como ainda assim manter o relacionamento com essa pessoa.

1º Desenvolva a empatia: Empatia significa colocar-se no lugar do outro e dentro de sua visão. Se você compreende que tudo tem um motivo, entenderá que essa pessoa age dessa maneira porque tem uma história e um passado, que essa é a forma que ela aprendeu para se defender.

Somente podemos compartilhar aquilo que transbordamos. Se uma pessoa está em grande sofrimento, ela transborda isso e faz os outros sofrerem. Segundo a psicologia, fazer uma pessoa sofrer é uma maneira de aliviar o próprio sofrimento. Por essa razão, podemos empatizar com essa pessoa e entender o sofrimento onde está imersa. Isso retira o julgamento e nossa necessidade de punir o agressor.

2º Não seja carregado para o sofrimento do outro: A melhor resposta para uma agressão verbal é o silêncio. Primeiro porque uma pessoa que provoca os outros quer atenção; quando você não dá isso a ela, imediatamente ela procura outra pessoa. Se você está em paz e uma pessoa tenta levá-lo para o próprio ambiente interno conturbado, você não deve segui-la. Para isso, não caia em provocações nem permita ser carregado para a emoção do outro.

3º Distancie sua emoção: Não adianta nada se emocionar e bater de frente com pessoas difíceis de lidar. O que a pessoa deseja é atenção e descarregar sua frustração. Se você não der isso a ela e distanciar-se da situação, o conflito acaba. Portanto, pense como se isso não estivesse acontecendo com você. Se veja de fora da situação e se distancie suas emoções. Lembre-se de que não adianta dialogar e que o mais sensato é silenciar.

4º Tenha a ação contrária a que sente: Contudo, evitar a emoção parece ser mais fácil falar do que fazer. Por isso, se sentir que a emoção é muito forte para você aguentar, apenas não a manifeste no comportamento. Faça a ação contrária do que sente. É mais ou menos assim: você sente raiva da pessoa e sente vontade de xingá-la; ao invés de retornar a agressão, você faz uma ação contrária, pede desculpas e diz que discutir não leva a nada e que depois retornará o assunto. Isso geralmente acaba com a agressão.

5º Faça uma pergunta que faça a pessoa pensar: Ao perguntar algo do tipo: “Porque está se sentindo assim”? ou “Qual o real problema”?, a pessoa começa a pensar e isso distrai a mente dela da emoção que está sentindo. Isso também mostra que você está interessado em resolver o problema daquela pessoa e isso tende a parar a agressão.

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