por Erickson Rosa

A Habilidade Oculta da Projeção

Projeção, de acordo com a Psicanálise, é o mecanismo pelo qual o ser humano atribui a outra pessoa seus próprios sentimentos e motivações. Ou seja, é a forma como enxergamos nossas próprias emoções, sentimentos e anseios projetados no outro.

Existem dois tipos de projeção: a positiva e a negativa.

A positiva é quando nos identificamos com alguma qualidade que aquela pessoa possui. Toda e qualquer pessoa que você admira, idolatra, ou gosta, é porque você possui a característica dessa pessoa. Sua mente simplesmente identificou no outro aquilo que você tem em seu interior, porém você talvez tenha arquivado essa qualidade, talvez você não se sinta merecedor dela, ou foi forçado a acreditar que a vida é difícil, ou que essa qualidade não é para você. Porém à medida que vai descobrindo o seu interior e trabalhado seu autoconhecimento, um novo mundo se abre aos seus olhos, um mundo de possibilidades e de suas diversas habilidades, até então ocultas. Suas habilidades que estavam na parte escura de seu inconsciente, agora serão reveladas. Por essa razão é de suma importância trabalhar o seu interior. Pense em quantas pessoas você hoje admira, agora pense nas qualidades que elas possuem. Você possui essas mesmas habilidades que tanto admira nas outras pessoas. Veja quantas possibilidades surgem em seu mundo. São infinitas possibilidades.

A Projeção Negativa é mais difícil de compreender, mas também a mais libertadora. Entender essa projeção é a chave para você encontrar a paz em sua vida, equilibrando relacionamentos e amizades. A projeção negativa nada mais é do que projetar nos outros aquilo que não gostamos, que existe em nosso interior. Tudo aquilo que existe no outro que incomoda você, é porque você possui esse mesmo defeito. Sei que é difícil de aceitar, até porque não queremos ser essa pessoa. Por isso que a pessoa que queremos ser sempre é diferente de quem realmente somos. É o caso de um homem que vive reclamando que sua esposa não lhe dá o devido valor, mas que não percebe que, quando reclama dela, ele não a está valorizando também.

Projetar é uma maneira que nossa mente encontra de externar os sentimentos que guardamos em nosso interior e que não gostaríamos de ter. Essa é na verdade uma forma de proteção, porém é algo que sabota nossa felicidade. Enquanto não entendermos cada sentimento que brota de nosso inconsciente para se projetar, não libertaremos nosso verdadeiro potencial. Continuaremos vítimas das circunstâncias e culpando pessoas ou situações por nossa infelicidade.

Quanto mais dermos atenção a esses sentimentos obscuros, quanto mais analisarmos cada sentimento e emoção, entendendo sua origem, mais descobriremos nosso potencial. Entenderemos que não é necessário projetar no outro, que somos responsáveis pelo nosso destino e que nada nem ninguém podem tomar nossa felicidade.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.