por Giovanna Sapienza

A importância das flores no caminho da cura

As flores atuam em nossas vidas como ferramentas da natureza para nosso crescimento, cura e desenvolvimento interior. Os antigos já se utilizavam do reino vegetal há séculos atrás, para produção de remédios, curativos, alimentos, enfeites entre outras tantas necessidades do dia a dia.

As flores sempre despertaram interesse de botânicos e especialistas, e muitos já estudaram e puderam analisar determinadas características e conceitos neste reino tão especial. Entre este grupo de pesquisadores, o médico inglês 
Dr. Edward Bach destacou-se através de seu trabalho sério e anos de dedicação. Bach deixou um legado completíssimo e muito simples, pronto para ser utilizado em prol da terapêutica e dos tratamentos, não só humanos, mas também de animais e das próprias plantas. 

Entre seus pensamentos e ensinamentos, Bach dizia que o mais importante era tratarmos a pessoa como um todo, e não manter o foco apenas nas doenças. "As Ervas curam nossos medos, nossas ansiedades, nossas preocupações, nossas falhas e nossos erros, são estes que nós devemos detectar e não a doença, não importando qual seja, ela acabará.” - Dr. Edward Bach, os Doze Curadores.

Hoje vemos como este pensamento é importante, diante de uma sociedade altamente viciada sobre padrões comportamentais, tecnologias, doenças e até mesmo entorpecentes, percebemos que a real causa destes problemas são os comportamentos, pensamentos e ações que adotamos. É preciso ter força de vontade, buscar a mudança interior, trabalhar o inconsciente e as vibrações que emanamos diariamente. Tudo isso influencia em nossas vidas, em nossa saúde e relacionamentos, determinando a qualidade e o aproveitamento que tiraremos de cada situação. 

Estamos em uma grande escola e através dela aprendemos, nos desenvolvemos, nos relacionamos e estamos em constante mudança. Quando nos percebemos estagnados no tempo e nas ações, nos sentimos infelizes, e o triste modo “piloto automático” passa a tomar conta de nosso cotidiano, nos fazendo caminhar lentamente para as doenças.

Os florais auxiliam diretamente nesta tarefa, realizando uma terapia vibracional em todo corpo, atuando em nossa mente, alma e também nos sentimentos. Eles intensificam as qualidades positivas existentes em cada um de nós, nos equilibrando e auxiliando na readequação e transformação de nossos comportamentos.  Os florais são classificados como soluções vibracionais que tem o poder de atuar equilibrando todos os elementos causadores de desequilíbrios nos diferentes níveis de nosso ser. 

Além de Bach, outros tantos pesquisadores estabeleceram métodos especiais de cura e orientação através das flores. A própria Fitoterapia, também se utiliza das plantas para a cura e o tratamento de problemas e doenças. O mais importante de tudo isso é entendermos, que apesar destas poderosas ferramentas que temos em nossas mãos, a consciência de si e a força de vontade são os principais pontos que movimentam as mudanças em nossa vida. 

Giovanna Sapienza

+ artigos

Terapeuta Holística, Jornalista e espiritualista, fundadora do projeto Saber Pleno. Amante de arte, comunicação e natureza, já estuda espiritualidade e novos caminhos para saúde e bem estar há 5 anos. Acredita muito nas relações pessoais, nos processos energéticos e nos bons sentimentos como caminho para uma vida feliz.

Frase de cabeceira: “A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.”