por Vera Mesquita

A importância de pequenos rituais na nossa rotina

Acordar, tomar banho, preparar o café. Você não percebe, mas ao longo do dia realiza diversas atividades de maneira automática. Se você se concentrar um pouco mais nelas, elas se transformam em rituais e podem deixar a sua vida bem melhor. Pesquisas revelam que pequenos rituais deixam os momentos felizes ainda melhores, ajudam a superar a dor e o luto, melhoram a performance no trabalho e diminuem a procrastinação.  

E para perceber esses benefícios você não precisa mudar tanto a sua rotina. Basta estar presente no agora. Por exemplo, quando for fazer o jantar ou passar o café da manhã, preste atenção nos aromas, sabores e no que está fazendo. Com certeza, a comida vai ficar mais gostosa, pois você aproveita melhor a experiência como um todo. Depois de tomar uma xícara de café bem preparada e curtir o momento, você estará mais disposto a encarar os desafios do dia. 

Outros rituais válidos são exercícios de relaxamento antes de alguma apresentação ou entrevista de emprego. Depois de alguns minutos, a pessoa se sente mais confiante e segura. 
Quem tem problemas para começar uma tarefa pode criar um momento de procrastinação antes de tudo. A autora americana Francesca Gino sugere que você coloque um timer de 5 minutos e, durante esse período, faça o que gosta. Ouça uma música, veja vídeos na internet, converse com alguém. Quando o alarme apitar, você começa a tarefa e vai perceber que seu trabalho vai render muito mais. 

Para quem está passando por um momento de dificuldade, escrever pode ser um ritual válido, pois ajuda a organizar os pensamentos e os sentimentos. Escolha um caderno ou organize a mesa do seu computador, para se sentir a vontade para desabafar, e solte o verbo. 

Se você tem filhos, o simples fato de unir a família para comer já é um ritual benéfico. Pesquisas americanas mostram que jovens que comem com os pais são mais educados e têm menos chances de beber, usar drogas ou ter problemas na escola.  Isso porque a refeição abre espaço para o diálogo, a companhia e troca de experiências. 

Você também pode criar um ritual para encerrar o dia, assim seu corpo e sua mente entendem que é hora de relaxar e você dorme melhor. Preparar um banho quente, uma xícara de chá ou ler um livro são ótimas ideias para acalmar. 

Independente dos rituais que você escolher, o segredo para que eles tragam toda essa paz é fazer com calma, sair do piloto automático e se envolver na atividade. Use todos os seus sentidos para estar no presente e sinta a diferença no seu humor e na sua produtividade. 

Vera Mesquita

+ artigos

Jornalista e radialista, escreve sobre bem-estar e relacionamentos no site Astrocentro. Apaixonada pelo mundo esotérico, estou iniciando meus estudos sobre Tarot, o que tem sido uma grande aventura de autoconhecimento e descobertas.

facebook Vera Mesquita

email vmesquit@hotmail.com