por Alex Nielsen

A Torre – Uma lição para sair da crise!

No Tarot, este arcano maior é uma das cartas mais temidas pelos consulentes, pois, de forma geral, fala da destruição, da ruína e dos fracassos. Ela nos mostra que construímos nossa estrutura sobre a areia e, cedo ou tarde, ela vai se desmoronar. Mas, este Arcano não fala apenas da destruição como algo negativo; ela também nos revela o período de renascimento e reconstrução com alicerces mais sólidos. Da libertação do que está vivo em nós e da destruição da rigidez.

A torre é símbolo do endurecimento da alma humana que somente através de um impulso violento e externo é que pode ser abalada e destruída. Mas precisamos deixar chegar a este ponto?

Se analisarmos nossa vida, a torre é o local em nosso inconsciente onde nos recolhemos em busca de “proteção” (falsa proteção) dos desafios apresentados e impostos em nosso caminho, ou seja, é nosso refúgio contra o mundo externo, contra a realidade que nos é apresentada.

O que não conseguimos compreender quando estamos refugiados nesta “Torre”, acreditando que estamos nos protegendo, é que estamos na realidade nos distanciando da vida real. Adiando situações que cedo ou tarde se apresentarão e, por experiência própria, quando nos são impostas pela vida, por que escolhemos não enfrentar anteriormente, o impacto é muito mais forte e às vezes mais traumático.

Quando ocorre a destruição desta torre, os primeiros instantes podem nos parecer ameaçadores e extremamente nefastos. Mas, depois que a poeira assenta, reconhecemos que aqueles altos e fortes muros nada mais eram do que uma prisão cuja a destruição neste momento nos dá a oportunidade e a liberdade de reconstruirmos nossos muros e, agora, estradas, de forma mais concreta, firme e duradoura.

Aceite que as crises sempre estarão aí e que esta não é a primeira nem muito menos será a última em nossa vida. Temos que aprender a encarar estes desafios e utilizá-los como combustível, o qual nos dará o impulso que precisamos para vencê-la. O mundo não está contra você!

Saia da sua Torre e encare a realidade como ela se apresenta. Pode parecer extremamente difícil, mas ficar escondido apenas adiará o inevitável.

Olhe para trás e reflita tudo de bom e ruim pelo que já passou e veja realmente se não tem forças e capacidade para aprender mais um pouco.

Acredite em si mesmo, pois se está neste mundo é porque tem a capacidade necessária para enfrentar seus desafios. Sempre existirá um novo dia para se criar um novo fim!

Lembre-se: o sucesso sempre estará em suas mãos.

Um abraço forte e fraternal.

Alex Nielsen

+ artigos

Tarólogo, sensitivo, terapeuta sistêmico e holístico, Mestre Reiki, escritor e palestrante motivacional, há mais de 13 anos. Ministra cursos e workshops nas mesmas áreas de atuação. Em seus trabalhos terapêuticos, utiliza a constelação sistêmica e o Tarot como ferramenta de apoio. Já atuou em vários meios de comunicação, e atualmente escreve para diversos portais com uma abordagem terapêutica.