por Equipe Horóscopo Virtual

Antares: a rival de Marte

Jogo de adivinhação: estamos falando de uma estrela 700 vezes maior que o sol, bem como 10 mil vezes mais brilhante do que ele. Está no coração da constelação de Escorpião e possui coloração avermelhada. Se você disse Antares, parabéns, você acertou. Antares é uma estrela classificada por muitos astrônomos como supergigante e, justamente por ser tão grande, é facilmente vista a olho nu aqui da Terra.

Agora, você deve estar se perguntando, como uma estrela tão gigantesca não possui a mesma grandiosidade que o Sol perante a Terra? Esta dúvida é respondida com a distância: Antares está a 600 anos-luz da Terra, ou seja, 37 milhões de vezes mais distante do que o Sol. Se ela estivesse na mesma distância que o Sol, ela já teria engolido vários planetas do nosso sistema, inclusive a Terra.

Para que você entenda melhor a proporção da distância, vale falar sobre a velocidade da luz em relação à distância. Funciona da mesma forma que a velocidade do som, como quando você vê algo e somente depois de algum tempo escuta o som daquilo.

Pois bem, caso o Sol apagasse agora (literalmente deixasse de proporcionar luz à Terra ou morresse), perceberíamos apenas oito minutos depois, graças à velocidade da luz. Logo, o Sol está há oito minutos-luz de distância do nosso planeta. No entanto, caso Antares deixasse de existir, nós, na Terra, perceberíamos apenas seis séculos depois!

Agora, apesar de ser bem maior e mais iluminada, Antares não é tão quente quanto o Sol, pois está na classificação M (o que significa que sua temperatura superficial fica entre 3.000 a 3.500 ºC. O Sol está na categoria G, o que determina a temperatura de 5.000 a 6.000 ºC). Essa mesma classificação mostra que Antares possui cor avermelhada (ou vermelho-alaranjada), assim como Marte, e aí que mora a (única) semelhança entre os dois.

A cor avermelhada de Marte foi o que o fez ser chamado na mitologia grega de “Ares”, o deus da Guerra. Marte, portanto, foi o nome dado ao planeta em derivação ao nome do deus.

Marte e Antares estão em um posicionamento próximo (quando visto da Terra, porque, na prática, estão muito distantes). E apesar de possuírem tamanhos grosseiramente diferentes (sendo a estrela muito maior), como Antares está muito mais distante e Marte muito mais próximo da Terra, e ambos possuem coloração avermelhada, vistos daqui eles são confundíveis.

Por isso é dito que existe esta competição, já que muitas vezes é difícil dizer quem é quem entre eles. Tanto que o nome Antares também vem da mitologia grega, de anti-ares, ou seja, o rival de Ares.

Porém, comparar estes dois “rivais” é inútil, uma vez que são completamente diferentes. Marte é um planeta, não possui luz própria (assim como a Terra, que necessita da luz da estrela solar para que haja claridade) e é absolutamente menor que Antares, estrela que mais brilha em toda a constelação de Escorpião.

Vale dizer que cada estrela possui seu tempo de vida. Assim como os humanos, elas nascem, crescem e morrem. Um dia, inclusive, o sol morrerá. E, conforme elas vão envelhecendo, elas mudam de cor. Por exemplo: o Sol está na meia-idade e, por isso, é amarelo. Vermelho é a última cor da sequência.

Mas, é claro, que o tempo de vida de uma estrela é absolutamente diferente do nosso. Para uma estrela mudar de cor são necessários bilhões (isso mesmo, bilhões) de anos. Então, nada acontece da noite para o dia. Até porque determinar a idade de uma estrela é uma tarefa extremamente difícil e complexa.


Artigo escrito por Giovanna Frugis.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.