por Dr. Hoffnung

Aplique os 5s na sua vida

No Japão, logo após o fim da segunda guerra mundial, o país precisava se reinventar e se reerguer para recuperar tudo o que foi perdido durante os anos de guerra. Em meio a essas necessidades, surgiu o 5s, uma metodologia pensada para impulsionar a qualidade e a produtividade de trabalho nas empresas. 

A ideia do método é que ele seja a base didática de qualquer linha de produção e que ele possa impulsionar um trabalho mais organizado, limpo, seguro, eficaz e consequentemente com um maior aproveitamento na produção. Conheça quais são os “s”, suas traduções e seus valores:

Utilização: Traz a ideia de tirar de perto do seu local de trabalho tudo o que não seja importante e manter apenas as coisas que são necessárias. O objetivo é livrar o espaço e deixar o ambiente mais leve e amplo.

Autodisciplina: Se todos colaborarem, todos estão, automaticamente, ajudando uns aos outros em uma rede de produção. A autodisciplina permite que as pessoas mantenham firmemente todas as cinco etapas durante o seu trabalho. O maior objetivo desse senso, é deixar os funcionários ao redor mais satisfeitos com suas respectivas tarefas.

Saúde: Colocar em prática com responsabilidade e firmeza todas as normas de saúde estabelecidas. Assim os riscos de diminuição de produção caem.

Ordenação: Atribuir lugares adequados e fixos para colocar as coisas. Assim o trabalho é mais ágil e ninguém perde tempo procurando o que é necessário, porque já vai estar em um local preestabelecido.

Limpeza: É como limpar e evitar sujar. Conseguir manter o ambiente de trabalho dentro dos padrões de limpeza é essencial para que o local seja mais receptivo e menos estressante. A produtividade de todos aumenta quando estão em um ambiente mais limpo e acolhedor.

Na prática

Essa prática já foi adaptada para diversas empresas e tem variações de acordo com os avanços da modernidade. Então, os 5s podem ser aplicados na realidade do seu trabalho e também na sua casa com os seus pertences. Organizar e livrar o espaço é importante para o ambiente ficar mais amplo e mais aconchegante. Se precisar, utilize um self storage, ou alguns espaços vagos da casa que não são frequentados, mas não deixe tantos pertences atrapalharem sua rotina na sua casa. Eles acumulam poeira, fica difícil de limpar e o aconchego do ambiente fica comprometido, sem falar nas questões de saúde.

Manter a casa limpa pode ser difícil em muitos casos, por isso deve ser um esforço de todos. Então, o mais interessante é reunir a família toda para que todos contribuam com essa manutenção na casa. É interessante aproveitar a oportunidade e embalar em um mutirão para organizar tudo que não está de acordo.

Dr. Hoffnung

+ artigos

Dr. Hoffnung é uma seção abrangente de boas ideias, dicas de comportamento, alimentação e viagens. Ou seja, tudo aquilo que faz muito bem para a saúde.