por Erickson Rosa

Aprenda a ser feliz sozinho

Há algum tempo atrás, fiz em meu canal no YouTube um vídeo falando sobre como alcançar a felicidade sozinho. O nome desse vídeo é “Aprenda a ser feliz sozinho”, esse vídeo teve muitas visualizações e muitas pessoas falando sobre a dificuldade de alcançar a felicidade sozinhas.

Pensando nisso, decidi escrever este texto falando sobre as 3 principais dificuldades em encontrar a felicidade e como fazer para mudar esse padrão. Então, esse texto será dividido basicamente assim: 

  • 3 razões que o impedem de ser feliz sozinho; 

  • Porque é importante ser feliz sozinho 

  • Como gerar a própria felicidade.

3 Razões que o impedem de ser feliz sozinho

1º Fizeram você acreditar que não é completo

Diariamente, somos bombardeados com filmes, novelas e livros sobre o encontro da outra metade, como se não fossemos completos por si só. Somos ensinados que não seremos completos se não tivermos alguém ao nosso lado e isso gera um sentimento de vazio e tristeza. Contudo, você é um ser completo, que tem uma sabedoria interior. Você não precisa de ninguém para ser completo, pois já é, mesmo que não saiba disso.

2º É necessário encontrar uma pessoa para que você seja feliz

Você não precisa de outra pessoa para ser feliz, pois é capaz de gerar sua própria felicidade. A felicidade é algo que transborda e, quando estamos felizes e amamos a nós mesmos, somos capazes de compartilhar esse amor com outras pessoas. Assim transbordamos amor. Quando estamos carentes, transbordamos carência e esperamos que as outras pessoas supram nossa falta. Mas não é preciso ser assim. É possível aumentar o seu amor-próprio para assim poder compartilhá-lo com outras pessoas.

3º Não conhecer a si mesmo

Quem não se conhece e não se dá essa oportunidade acha angustiante estar sozinho. Acho extremamente fundamental ter um tempo só para descobrir quem você é, com seus defeitos e qualidades e assim dar-se a oportunidade de se apaixonar por si mesmo. Veja que quando falo de amor-próprio não estou me referindo a convencimento ou orgulho, pois tais emoções têm sua origem no medo. Eu falo de um amor-próprio que conhece seus defeitos e aceita a si mesmo. Você tem se dado essa oportunidade de se conhecer?

Por que é importante ser feliz sozinho

Quando não encontramos a felicidade própria, fica impossível ser feliz com outras pessoas. Se você não se aceita e não se ama, o máximo que vai conseguir é projetar seus problemas consigo no outro. É mais ou menos assim: uma pessoa que acredita ser ruim vai olhar o mundo de uma perspectiva negativa e achando que ninguém gosta dela, pois ela mesma não gosta de si.

Agora, se você está feliz sozinho, consegue compartilhar essa felicidade com outras pessoas. Porque o amor que sente por você mesmo pode transbordar até o outro.

E como geramos essa felicidade?

Podemos gerar essa felicidade através do reconhecimento de nossa própria natureza, que é bela e completa em si. Toda pessoa é única, assim como as gotas da chuva. A natureza jamais se repete. Você, com suas emoções, qualidades, defeitos e até mesmo falhas, é único, uma perfeição por si só. Você deve reconhecer que, assim como qualquer ser do universo, é merecedor de seu amor. Se reconhecer isso, do fundo de seu coração, vai sentir a felicidade brotar em seu coração e o melhor: essa felicidade não dependerá de nenhuma condição.

Se gostou deste texto, compartilhe e o dê de presente a alguém. Afinal, um dos geradores de felicidade é presentear.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.