por Moacyr Martins

Arcanjo Gabriel e a preparação para iniciações superiores


De acordo com a tradição Cabalística, o Arcanjo Gabriel ocupa um lugar de destaque dentro do mundo da formação: representa a porta de entrada para aqueles que desejam obter a sua evolução através do caminho indicado pelos anjos. 
 
Cabala é um sistema judaico milenar que indica, através de trinta e dois caminhos de iniciação, como o ser humano pode harmonizar-se e iluminar-se.
 
Dentre as várias opções de se trabalhar com a Cabala, a trilha dos anjos torna-se o caminho mais seguro e suave para proporcionar a união entre o homem e o Criador, pois o sistema de iniciação e evolução apresentado através dos anjos baseia-se no desenvolvimento e expansão da consciência através da prática constante de energias divinas como amor, equilíbrio e sabedoria, conduzindo suavemente o ser a uma nova conduta perante a vida.
 
Esse sistema baseado na fé, na oração, no amor e na ação consciente através do mundo físico, possibilita ao ser humano a transformação gradativa das características negativas do seu caráter.
 
Na hierarquia Angélica apresentada pela Cabala, o Arcanjo Gabriel representa a porta de entrada para iniciações superiores. Sua luz atua como uma estrela guia apontando à humanidade uma possibilidade de evolução.
 
O primeiro passo na direção a essa trilha de luz que conduz até Gabriel começa com o contato com o anjo da guarda e evolui, posteriormente, para um estado de maior sintonia com os demais anjos, tanto os pequenos que atuam na assistência constante à humanidade como com os grandes, chamados de Devas, que cuidam exclusivamente da evolução dos reinos da natureza.

Esse caminho de luz, que é construído através do auxílio angélico nas atividades diárias de uma pessoa, tem como objetivo conduzi-la até as portas dos Campos Sagrados, sob a responsabilidade do príncipe dos anjos, Gabriel.

Após receber a aprovação do Arcanjo e passar pelos portões dourados da entrada, o homem, que inicia o seu caminho de volta à luz, permanecerá por algum tempo neste nível, aperfeiçoando-se e recebendo ensinamentos de acordo com a sua evolução.
 
O conhecimento tanto pode ser transmitido pelos instrutores angélicos através de situações da vida  cotidiana (aprendizado consciente), como através de ensinamentos ou experiências espirituais ocorridas durante o período de repouso noturno (aprendizado inconsciente).
 
Depois o ser é conduzido até o plano imediatamente superior, sob o comando de São Miguel Arcanjo, onde complementará o seu aprendizado e receberá permissão para continuar o seu caminho de luz rumo às esferas superiores.
 
Os ensinamentos oferecidos amorosamente pelo Arcanjo Gabriel e sua equipe de anjos instrutores possibilitam ao homem a lapidação de certas características de seu caráter, tais como: paciência, tolerância, calma, versatilidade, honestidade, prudência e afetividade.
 
Ao longo do tempo, o homem aprende a usar a lógica aliada à intuição, a analisar objetivamente os fatos da sua vida sob a luz sensível de sua alma, a expressar em seus atos e palavras uma firmeza de caráter associada à compaixão.
 
O seu trabalho constante em busca do autoaperfeiçoamento possibilita-lhe levar uma nova energia aos ambientes, e apresentar aos seus companheiros novas perspectivas de vida.
 
Sob a luz benéfica de Gabriel, o ser humano pouco a pouco se transforma; torna-se mais sábio, calmo, independente, dinâmico; desenvolve maior sensibilidade literária e musical e o seu caráter honesto, temperamento afetivo e espírito religioso são acentuados. 

Moacyr Martins

+ artigos

Angelólogo, escritor, palestrante, professor universitário, Master em PNL e Coaching, consultor de empresas, autor dos livros “Na Trilha dos Anjos”, “Força Divina das Orações I e II”, “Auxilio dos anjos nos Problemas do Dia-a-Dia”, entre outros.