por Equipe Horóscopo Virtual

As 7 vibrações da umbanda

A umbanda nos fascina com todas as energias e entidades que se manifestam nos centros e terreiros para auxiliar aqueles que pedem por ajuda. Desde o início da umbanda, que começou com o médium Zélio de Morais, os estudiosos e praticantes da umbanda falam sobre a sua divisão em 7 linhas. Essas linhas servem para entendermos melhor como a energia de Deus (chamado na umbanda de Olorum ou Zambi) se manifesta na Terra. Mas, como todo ramo de estudo, nem sempre existe um consenso.

A cada época, novos estudos e novos autores dividem as linhas da umbanda de forma diferente. Por isso, é normal se você encontrar definições que diferem das que apresentaremos aqui. O importante é que essas informações sirvam como uma direção para você entender melhor a umbanda e que sirva para despertar a sua curiosidade de se aprofundar mais no assunto. Veja abaixo quais são as 7 linhas:

Linha de Oxalá

Essa linha é caracterizada pela luz, pelo espiritual e pela energia de fé. No sincretismo religioso, associam ela a Jesus Cristo. Nessa linha, alguns autores associam espíritos de luz e santos que trabalham com a energia dessa manifestação divina na Terra.

Linha de Iemanjá

É a linha associada a Iemanjá e a Virgem Maria, mãe de Jesus. É uma energia que lida com as emoções e com o mundo do inconsciente. Possui uma vibração que nos lembra o carinho de uma mãe que cuida de seus filhos com todo o amor que possui.

Linha de Oxum

É uma linha associada ao amor e ao poder das emoções. Assim como Oxum, quem trabalha com essa linha aprende o significado das emoções e como elas nos beneficiam. Além de também sentir toda a energia do amor.

Linha de Oxóssi

Além do orixá Oxóssi, essa linha também é associada a São Sebastião. Possui uma energia muito ligada ao aprendizado, ao conhecimento e aos ensinamentos que nos fazem evoluir espiritualmente. Trabalhos ligados com a expansão do conhecimento e da consciência tem uma afinidade energética com essa linha.

Linha de Xangô

A linha que é associada a Xangô trabalha principalmente com a energia da justiça. Assim como esse orixá, as energias dessa linha auxiliam quem busca pela justiça divina, que está desprovida de ego.

Linha de Ogum

Além de ser associada ao orixá Ogum, também é associada a São Jorge. É uma linha que possui uma energia guerreira, de ação. Quem trabalhar com essa linha sentirá como os problemas devem ser resolvidos pela ação e nunca pela inércia.

Linha de Iansã

A linha associada a Iansã transmite uma energia de movimento. Se algo está estagnado, essa linha aparece para fazer as coisas se moverem e entrarem no ritmo natural da evolução. Pois, no mundo espiritual, nada fica parado, tudo é movimento.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.