por Equipe Horóscopo Virtual

As cores do arco-íris - O que significam?

O arco-íris é um fenômeno natural que envolve muita beleza e magia. Criado a partir de raios de luz e gotículas de água, o arco-íris chama a atenção por suas cores e associações místicas.

Como acontece o fenômeno natural

 

 

A formação do arco-íris se dá quando os raios de luz passam através das gotículas de água suspensas na atmosfera. De forma límpida e cristalina estas gotículas refratam a luz, desencadeando no espectro colorido. 

Composto por um arco multicolorido o arco-íris é composto por sete diferentes cores. As cores, que aparecem sempre na mesma ordem, são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil ou índio e violeta. 

A simbologia 

 

 

Na mitologia grega o arco-íris tem um significado muito importante. Destacando o nome de uma de suas principais deusas, Íris, o arco é responsável por simbolizar a passagem mensageira da deusa que através de um rastro colorido sinalizava que acabou e atravessar os céus. 

Para os cristão e judeus o arco-íris tem forte associação a imagem de Deus. Chamado de arco-da-aliança, o fenômeno foi visto após o dilúvio sofrido pela Arca de Nóe. Após este momento trágico com o aparecimento Deus prometeu que nunca mais inundaria a Terra e que depois de cada chuva que o arco aparecesse seriam estabelecidas novas alianças. 

Em algumas culturas africanas o arco-íris também traz uma mensagem divina. Em yorubá, por exemplo, o arco sinaliza a passagem do orixá Oxumarê. 

A mística 

 

 

Todo mundo tem sua cor favorita não é mesmo? E segundo estudos relacionados a cromoterapia cada cor é responsável por uma energia e vibração diferente. 

As cores são capazes de estimular ou inibir determinadas sensações, refletem a personalidade e estado de espírito de uma pessoa e também são responsáveis por importantes influências no dia a dia. 

Relacionadas a ações emocionais ou de saúde, as cores do arco-íris carregam uma importante aura de magia. 

As cores

 

 

Vermelho: considerado quente, o vermelho tem sua principal associação relacionada ao amor e a paixão. Estimulante, a cor é responsável por proporcionar energia, saúde e vitalidade. Relacionada ao poder e a liderança, o vermelho é comumente utilizado para demostrar autoridade. Por ser uma cor energizante é uma ótima pedida para dias que prometem ser cansativos. Mas é importante ter cuidado, ele também pode influenciar no emocional das pessoas sendo responsável por deixar algumas pessoas mais nervosas que o normal. 

Laranja: com forte associação a criatividade e a comunicação, o laranja é uma cor que irradia otimismo. Capaz de transmitir uma mensagem de confiança, positivismo e até mesmo alegria, a cor é estimulante e pode deixar as sensações mais intensas. Indicada para estimular o novo a cor deve ser utilizada em momentos de mudança e transformação. Mas assim como o vermelho, por se tratar de uma cor quente, deve ser evitada em dias em que o físico e o emocional merecem um pouco de descanso. 

Amarelo: Luz, energia e alegria, essas são as três principais características do amarelo. Contagiante, a cor é capaz de deixar as pessoas mais radiantes. Sendo visto, quase sempre como centro das atenções o amarelo é uma das principais cores relacionadas a felicidade. Proporcionando abertura a novas ideias, o amarelo é aconselhado para ambientes associados aos estudos. 

Verde: Associado a natureza, o verde é uma das cores mais democráticas do arco-íris. Relacionado ao crescimento e a renovação, a cor é das principais cores relacionadas a sensação de plenitude. Responsável por trazer calma e equilíbrio, o verde tem forte influência no corpo e espírito. Associado principalmente a esperança e liberdade, o verde tem forte poder em situações onde se predomina a inveja, a posse a até mesmo a raiva. 

Azul: Utilizado principalmente por seu efeito relaxante, o azul é responsável por causar uma sensação de calma e conforto. Associada ao céu, a cor é indicada para fins terapêuticos e possui um forte lado espiritual. Geralmente pessoas que usam azul com muita frequência são pessoas introspectivas e organizadas. Uma dica importante é evitar o azul naqueles dias em que você acorda mais triste, por se tratar de uma cor extremamente serena ela pode contribuir para deixar o dia e os ânimos ainda mais fracos e desanimados que o normal. 

Anil ou índigo: Muito confundido com o azul, o anil ou índigo é uma cor de transição. Composto por uma mistura que usa como base o azul e o roxo, a cor é fortemente associada a sinceridade. Capaz de proporcionar uma sensação de respeito, o anil é indicado para ações que requerem concentração e individualidade. Apesar de simbolizar harmonia, a cor é indicada para ambiente que precisam de um pouco mais de frieza. 

Violeta: Com forte apelo emocional, o violeta está fortemente relacionado a espiritualidade. Com uma aura mística e misteriosa, a cor transmite uma sensação de introspecção. Capaz de estimular o lado espiritual, o violeta proporciona purificação do corpo e da mente. Uma cor de transformação, é apropriada para locais de meditação, mas deve ser utilizada com cuidado. O uso do violeta em excesso pode ocasionar a sensação de depressão e melancolia.  

Artigo escrito por Tatiane Silva. 

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.