por Valquiria Rita Geraldini

As rosas na Terapia Floral

“O poeta costumava passear  –  acompanhado de uma garota  –  em uma praça onde havia uma mendiga com a mão estendida. A mulher estava sempre sentada no mesmo lugar,  sem olhar os transeuntes nem implorar-lhes esmolas, e tampouco demonstrava ficar agradecida quando recebia algum donativo. Embora sua amiga amiúde lhe desse uma moeda, Rilke nunca dava esmola à mulher. Certa vez, a jovem perguntou ao poeta o motivo pelo qual não lhe dava nada, ao que este respondeu: 

- É o coração dela que precisa de um presente, não sua mão.

Alguns dias depois, Rilke depositou uma rosa na mão rachada da mendiga. Então aconteceu uma coisa inesperada: a mulher levantou o olhar e, depois de beijar efusivamente a mão do poeta, saiu do lugar brandindo a rosa. O lugar da mendiga permaneceu vazio durante toda uma semana e uma vez transcorrida voltou a ocupar seu espaço.

- Mas de que ela viveu todos estes dias, se não esteve pedindo na praça? – perguntou a garota.

E Rilke respondeu: 

- Da rosa”.

Este trecho do maravilhoso livro Amor em Minúscula, escrito pelo espanhol Francesc Miralles, mostra o quanto as rosas são especiais e que um simples botão de rosa pode transformar e aquecer até mesmo um coração entristecido.

Eu amo rosas! Pode ser de qualquer cor: vermelhas, brancas, amarelas, cor de rosa,  champagne! Os tipos são variadas pois existem mais de 36 mil espécies.

Dentro da Terapia Floral, existem diversas essências florais feitas de rosas. Vou citar as minhas essências favoritas. Entre elas está a Wild Rose (Rosa canina) pertencente ao Sistema dos Florais de Bach, que foi criado pelo médico inglês Edward Bach, na década de 30. Wild Rose é indicada para aquelas pessoas que se mostram apáticas ou resignadas a uma situação, são conformadas e aceitam tudo pacificamente até mesmo situações desagradáveis.

Uma outra essência floral feita de rosas e que eu gosto muito é a California Wild Rose (Rosa californica) pertencente ao Sistema dos Florais da California, criado pelo Richard Katz e Patricia Kaminsky. California Wild Rose vai contribuir para o desenvolvimento do amor pela Terra e pela vida humana bem como entusiasmo para servir e realizar.

As essências florais não possuem contraindicação e podem ser utilizadas por pessoas de qualquer idade. Podem ser encontradas nas farmácias de manipulação de todo o país.

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.