por Juliana Arakaki

Astrologia e saúde

A análise do mapa astrológico é capaz de fornecer informações importantes sobre os melhores caminhos para  obter a qualidade de vida e a conquista do bem-estar. É um caminho eficiente quando conduz as melhores escolhas, diminui a ansiedade e combate o estresse, e ainda, auxilia o indivíduo a descobrir suas potencialidades e fragilidades físicas. Uma das opções para o aprimoramento da saúde é a escolha adequada das atividades físicas, para que se torne uma prática agradável, habitual e capaz de proporcionar o equilíbrio necessário entre o corpo e a mente. Também contribui para os hábitos nutricionais e melhora a consciência sobre o comportamento cotidiano.

Abaixo estão resumidas indicações de como o signo regente influencia o funcionamento do corpo. Somente a análise completa do mapa astral, de maneira personalizada, pode indicar diversas outras características e ajudar plenamente o indivíduo na busca por uma vida saudável.

Pense positivo. Exercite, antes de tudo, a mente!

 

Áries

Potencializa a região da cabeça e parte do sistema nervoso. Dificilmente a pessoa nascida sob o signo de Áries, ou que tenha o signo predominante no mapa astral, conseguirá ficar muito tempo parado. A agitação é quase um traço característico. O ariano é naturalmente competitivo, adora mostrar suas habilidades e pode sempre buscar atividades desafiadoras e movimentadas, que vão de simplesmente pular corda a saltar de paraquedas. As artes marciais podem encantar os ariano. Também o paint ball, por envolver conflito, competição, simulação de guerra. As danças agitadas, como o tribal dance, que trabalham o movimento constante, também são altamente indicadas.


Touro

Não é raro os taurinos serem reconhecidos pela voz. Tem a garganta, as cordas vocais e toda a região do pescoço – inclusive a glândula tireoide - como potencialidades, também a parte da coluna cervical e os órgãos sexuais. Em desarmonia, esses pontos da constituição física do taurino tornam-se frágeis. O primeiro sinal e desarmonia é o desconforto. Adora tudo o que é confortável e, por isso, pode preferir a comodidade, evitar ir a academia, preferir não andar muito... Fuja desse comportamento! Embora ambientes “não acolhedores” afetem negativamente a sua saúde, a comodidade excessiva poderá ser igualmente nociva. Também são bastante ligados aos sabores intensos dos alimentos, principalmente os temperos aromáticos e doces. Por não serem muito ligados a movimentos variados ou intensos, o ideal são atividades leves e que trabalhem a resistência. Assim, o Pilates e as danças harmônicas, são atividades recomendadas aos taurinos mais calmos. Já os mais agitados podem preferir atividades como a musculação, e todos os ligados à força e a beleza do corpo.


Gêmeos

É o signo da expressão, da comunicação, e favorece as mãos, a fala, o sistema respiratório. O ciclismo é a melhor atividade para quem tem o signo de Gêmeos em destaque no mapa astral. Todas as atividades aeróbicas são excelentes para este signo por trabalhar o sistema respiratório. Contudo, é um dos signos menos adeptos de atividades físicas regulares. Seu raciocínio predomina sobre suas ações, então, é preciso haver uma razão para fazer exercícios físicos, ou ao menos uma contribuição, um objetivo, ou qualquer coisa que agregue ao seu dia a dia ou desenvolva as suas formas de comunicação. Precisa trabalhar a disposição para ser regular em suas tarefas. Pode mudar diversas vezes seu foco.

Câncer

Pessoas nascidas sob este signo, bem como quem tem câncer e a Lua em destaque no mapa natal, devem se atentar a estas características. Signo ligado à nutrição. Seu regente (a Lua) potencializa as funções alimentares. É regente natural do estômago e das funções ligadas à feminilidade. Alterações frequentes de ânimo podem causar variações no humor nos cancerianos e podem causar prejuízos ligados a fluência dos líquidos corporais (retenção, ciclo menstrual, diarreias) se não houver uma atenção dirigida ao controle das emoções. O signo de Câncer pertence ao elemento água, assim, a natação, a hidroginástica, bem como atividades para toda a família são bem recebidas. Detalhe: a maioria das dançarinas que se destacaram com a dança do ventre (bellydance) são cancerianas ou têm uma lua destacada no mapa natal. Cancerianos adoram a comida caseira.

 
 

Leão

O signo de Leão rege o coração, os olhos e confere cabelos abundantes, o sistema circulatório e a coluna. O leonino gosta de qualquer esporte que o torne um destaque. Assim, movimentos elaborados podem ser os preferidos da escolha pela atividade física. Todos os esportes de expressão criativa são favoráveis ao seu bem-estar. Tanto a dança, quando a ginástica rítmica, as artes marciais que envolvam mais desempenho performático do que luta – apesar da luta ser um atrativo, a notoriedade é mais importante. Leoninos querem o glamour! Lutas que envolvam espadas, como a esgrima, o Kendo, são também excelentes opções. Os leoninos farão questão de mostrar para todos com quem convive as suas capacidades esportivas, como forma de agradar e ganhar aplausos. Apreciem!

Virgem

Sem dúvidas, este é signo da preocupação com a saúde. Pessoas que possuem Virgem em destaque no mapa astral, além da necessidade de ordem no ambiente, podem desenvolver hábitos e cuidados exemplares sobre o ritmo de vida. O oposto também é possível e, neste caso, demonstrar negligência com sua saúde. Normalmente a justificativa é a falta de tempo. Consequentemente, o resultado é o sentimento de culpa, o que é muito mais nocivo do que a própria falta de regras. Rege os intestinos, assim, pode potencializar suas funções de maneira positiva ou negativa. Qualquer atividade física que envolva disciplina e superação pode ser bem desenvolvida por virgem. Por ser também um signo regido pelo planeta Mercúrio, como Gêmeos, poderá entrar em harmonia com o movimento leve, se identificar com o ciclismo e com a patinação. Contudo, atividades que envolvam precisão e aprimoramento são ideais. Sugestão é o Tai Chi Chuan, o Kung Fu, tênis, danças como o Balé, slackline, entre outras.

Libra

O signo da beleza tem a pele favorecida. Assim, é importante para eles uma dieta equilibrada para manter muito mais a aparência física. Potencializa as atividades renais. Os librianos gostam de atividades harmônicas, mas facilmente podem polarizar a qualidade e optar por lutas. Mas em sua atividade nativa, pode preferir as mais elitizadas, que envolvam atividade em grupo. Os librianos certamente estarão atentos ao ambiente. Assim, nada muito simples ou pouco sofisticados os atrairá. Atividades como as danças orientais, que envolvam pouco movimento, dança de salão, golfe, são sugestões para os librianos, que não gostam de suar. Já os mais agitados podem ser atraídos pelo skate e a patinação devido às performances elaboradas. Atenção: dificilmente uma pessoa com libra predominante no mapa procurará atividades somente por fazer bem a saúde. Eles precisam saber que ficarão mais bonitos com o cuidado do corpo. E detalhe: ao terminar suas atividades físicas, depois de transpirar, jamais abrace ou mesmo chegue perto de um libriano!

Escorpião

É um signo de profundidade, dedicação extrema a tudo o que faz. Rege os órgãos sexuais. Escorpião é intenso e emotivo. Assim, precisa de adrenalina e motivação para tudo o que faz. Costumam dominar profundamente o objeto de sua dedicação. Os alimentos devem ter sabor forte, as temperaturas são extremas – quente ou frio. É atraído por tudo o que seduz a sua mente. Assim, a dança cigana, a dança do ventre (pela sensualidade), pole dance, esportes radicais de todas as modalidades, o Kenjutsu (mais que um esporte, é uma filosofia), pode encantar o escorpiano por ser uma arte tradicional do Japão, dada a intensidade e a paixão necessária para ser seguida. Também atividades que envolvam a estratégia, como o xadrez, são ideais para esse signo que fascina, atraem ou repelem. É oito ou oitenta.

Sagitário

É o próprio signo dos esportistas, dos desafios, da quebra dos limites. O signo da expansão tem uma característica bastante dúbia, pois o sagitariano costuma ser bastante intenso em relação a tudo que gosta, por isso pode exagerar tanto na alimentação quanto nos hábitos em geral. Deve prestar bastante atenção aos excessos, pois o exagero afeta diretamente os quadris e pernas, e a falta de movimento os faz engordar com muito mais facilidade do que os outros signos. Potencializa as funções do fígado, aprimora a região dos quadris e coxas e, consequentemente, também as fragiliza. O objetivo da atividade física para o sagitariano é a aventura, o lado filosófico da atividade, a descoberta de novos caminhos, novos horizontes. Desde uma caminhada por trilhas desconhecidas até pular de paraquedas, pode encantar aqueles que possuem sagitário predominante no mapa astral. A academia é um ambiente propício para o sagitariano. Mas trilhas, as corridas, esportes radicais, danças exóticas, certamente encantarão facilmente este signo.

Capricórnio

O capricorniano tem o talento de dar forma ao divertimento. Rege os ossos, dentes, joelhos, pele e articulações. Os nativos tendem a ser bastante disciplinados e dedicados a tudo o que se dispõem a fazer. Se não forem bons esportistas podem se tornar as maiores vítimas da rotina e do trabalho, desenvolvendo o estresse e o enrijecimento das articulações. Por isso, a atividade física deve ser uma forma de descarregar as tensões do dia a dia. Pilates, para o trabalho com as articulações, coluna e mente, a musculação, as corridas, o atletismo, são sugestões proveitosas para os capricornianos. Contudo, toda e qualquer atividade que envolva tensão, pode desfavorecer quem tem este signo predominante no mapa. A musculação também pode ser uma forma de superar limites. Certamente, qualquer que seja a atividade escolhida será realizada com muita dedicação.

Aquário

Os aquarianos preferem atividades exóticas, nada tradicionais. Ainda assim, tendem a escolher hábitos alimentares muito tradicionais e não serem muito ousados neste sentido. Potencializa os tornozelos e parte do sistema nervoso. Os aquarianos buscam muita informação, inclusive sobre saúde. Não é difícil encontrá-los em práticas de meditação, atividades como ioga, e, em contrapartida, em atividades radicais, como o paraquedismo, bung jump, etc. Porém, os exercícios não devem ser muito pesados ou radicais (por mais que gostem) para não atingir a sua parte óssea, nem os tornozelos ou o coração. Essas são as fragilidades dos aquarianos. Podem realizar diversos esportes sem qualquer preferência ou querer experimentar de tudo. O xadrez também tem a preferência dos aquarianos.

Peixes

São os sonhadores do zodíaco. Até pela simbologia, é fácil concluir que os piscianos precisam mais de água do que os outros signos, assim como quem tem peixes e Netuno fortes no mapa natal. Por isso, precisam beber muita água e de um contato constante. É importante também ingerir alimentos baseados em folhas verdes. Peixes rege os pés, a audição, a mente e o sistema linfático. Os piscianos podem facilmente se distrairem em relação aos cuidados com a saúde, por isso, precisam de atividades que realmente gostem, se sintam entretidos e fascinados. Sobre as atividades físicas, sem dúvidas, a natação, remo, mergulho, são excelentes opções. Porem, atividades que envolvam filosofias também atraem os piscianos, como o Kendo, a ioga, o balé, etc.

Juliana Arakaki

+ artigos

Astróloga Paulista, iniciou os estudos de Astrologia há mais de 20 anos como autodidata, é formada pela Gaia Escola de Astrologia e membro da Associação Brasileira de Astrologia (nº 6882). Realiza atendimentos empresariais e pessoais voltados ao autoconhecimento, bem-estar e qualidade de vida, relacionamentos interpessoais, afetivos e familiares, vocações e previsões. Participa de eventos voltados para a saúde, bem estar e qualidade de vida. Escritora de artigos em jornais e revistas no Brasil, Portugal e Japão.