por Equipe Horóscopo Virtual

Capricórnio, aquário e peixes: os signos do inverno no Hemisfério Norte

A astrologia ocidental teve o seu maior desenvolvimento séculos atrás, na Europa, no hemisfério norte. Dessa forma, as energias e arquétipos relacionados a cada signo do zodíaco tiveram influência das energias da natureza de cada época do ano. Por isso, podemos observar alguns traços característicos de cada signo relacionados às estações do ano da natureza.

Em questão de interpretação de símbolos, devemos levar em conta que o elemento água na astrologia é associado às emoções. Dessa forma, no inverno as emoções ficam congeladas, simbolizando um momento de introspecção e recolhimento. Veja como cada signo solar do inverno no hemisfério norte agregou algumas características de personalidade influenciadas por essa estação do ano:

Capricórnio – Início do inverno

Esse signo marca o início do inverno e, levando em conta o contexto de séculos atrás quando esses símbolos foram inclusos no estudo da astrologia, era uma época em que era necessário o racionamento de comida para passar os próximos meses em que não havia colheita nas plantações. Por isso, era extremamente necessário ter pessoas que soubessem administrar os recursos e encarar de forma séria o período, pois todos dependiam disso para a sobrevivência. Portanto, os capricornianos acabam tendo uma relação com essa seriedade e facilidade de lidar com a restrição e organização dos recursos disponíveis para todos.

Aquário – Meio do inverno

Os aquarianos nascidos no inverno do hemisfério norte herdaram a característica de compartilhamento necessário entre a comunidade no auge dessa estação. Se a comida dependia da agricultura e os recursos eram escassos, o auge do inverno era marcado pelo compartilhamento do pouco que os povoados tinham para passar todo o período. A vida em comunidade era uma necessidade de sobrevivência e quem não soubesse compartilhar, poderia passar fome. Esse signo do zodíaco acabou herdando essa característica de uma forma bem forte e os aquarianos são vistos como aqueles que têm o melhor senso de comunidade de todos.

Peixes – Início do degelo

O fim do inverno era caracterizado pelo começo do derretimento da neve. As pessoas ainda ficavam reclusas em suas casas, mas a esperança da chegada da primavera já fazia com que as emoções começassem a fluir um pouco mais. Dessa forma, o signo de peixes herdou essa característica mais emocional observada no final do inverno do hemisfério norte, onde as emoções voltam a se movimentar novamente e a sensibilidade das pessoas começa a aflorar, para a chegada das flores e do calor da primavera.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.