por Giovanna Sapienza

Carnaval - Compreenda a importância dos limites

Um dos maiores problemas que enfrentamos na sociedade hoje é a falta de limites. Infelizmente em épocas como a do carnaval, esse problema se acentua e fica ainda mais evidente. Ao invés de vivenciarmos momentos saudáveis, alegres e agregadores, acabamos pecando pela falta de limites e respeito entre as pessoas.
 
Excesso de bebida, péssima alimentação, excesso nas brincadeiras, envolvimento com drogas, além da união entre direção e álcool, marcam a falta de cuidado e responsabilidade nas atitudes durante estes eventos.
 
Muitas pessoas utilizam estas comemorações como pretexto para liberar todo estresse e preocupações que conservam em seu dia a dia, mas pouquíssimos entendem a importância de impormos limites a estas ações. Nosso espaço termina onde começa o do outro e, além destas combinações em excesso serem prejudiciais para o seu corpo e mente, também afetam todos que estão ao seu redor. Infelizmente nossa sociedade já se habituou a encarar este tipo de comportamento como natural, mas isso continua sendo algo danoso.
 
Infelizmente, o rastro destas comemorações não é nada positivo, mas diante disso, qual seria o remédio?
 
Cada momento em nossas vidas tem o significado que queremos dar a eles. Tenha consciência de cada passo e de cada atitude, não use de maneira alguma suas insatisfações pessoais como pretexto para se entregar aos excessos prejudiciais. Aproveite com parcimônia e equilíbrio, saiba dosar de maneira correta cada escolha que você realiza, seja durante as comemorações ou fora delas.
 
Tenha plena consciência que ao passar esta data, seus problemas continuarão no mesmo lugar que já estão, só serão modificados se você tomar uma postura diferente com relação a sua vida. Beber e se entregar a estes excessos não eliminará suas dificuldades, muito pelo contrário, podem até te trazer mais problemas e complicações. Aprenda aproveitar cada instante da sua vida com responsabilidade, não faça da bebida ou dos excessos uma muleta para os seus problemas.
 
Entregue-se a diversão
 
Aproveite cada instante, aprenda a curtir sua família, seus amigos e os momentos que passa com cada um deles. Beba, coma, festeje, divirta-se muito, mas tenha em mente a importância de agirmos com consciência. Esteja sóbrio e ciente das suas ações, tenho certeza que, desta forma, você aprenderá a dar valor a pequenas coisas que antes você sequer tinha prestado atenção.
 
O mais especial em momentos como este é estarmos com as pessoas que amamos e aproveitarmos cada instante, deixarmos nossa mente livre. Quando você se entrega aos excessos e as muletas psicológicas, fica desconectado  dos pequenos prazeres que a vida lhe proporciona e, muitas vezes acaba não só se prejudicando, como prejudica irresponsavelmente outras pessoas que estão ao seu redor.
 
Está mais do que na hora de revertemos estes conceitos falidos de diversão. Comemorar não é encher seu corpo de álcool até passar mal, consumir drogas e entregar-se a relações sexuais desprotegidas. Precisamos ressignificar estas ideias em nossa mente. Este tipo de comportamento não é saudável e não agrega absolutamente nada a nossas vidas.
 
Deixarmos de nos divertir, comemorar e aproveitarmos estas festas também não é saudável. Precisamos estar abertos aos prazeres, sempre compreendendo que o mais importante de tudo é darmos o nosso valor a eles. Negar isso não é correto, o remédio é e sempre será o equilíbrio e a responsabilidade nas suas ações. Aproveite cada instante, divirta-se, mas permaneça  centrado, aja com liberdade e responsabilidade. 

Giovanna Sapienza

+ artigos

Terapeuta Holística, Jornalista e espiritualista, fundadora do projeto Saber Pleno. Amante de arte, comunicação e natureza, já estuda espiritualidade e novos caminhos para saúde e bem estar há 5 anos. Acredita muito nas relações pessoais, nos processos energéticos e nos bons sentimentos como caminho para uma vida feliz.

Frase de cabeceira: “A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.”