por Erickson Rosa

Como manter a motivação com o método de ouro

Quem nunca se sentiu desmotivado em seu trabalho que atire a primeira pedra. Seja pelo motivo que for, todos nós em algum momento de nossas vidas já sentimos essa desmotivação.

A motivação é algo importantíssimo. Isso é o que define as pessoas que possuem resultados em sua vida das pessoas que não conseguem atingir os seus objetivos. A pessoa que está realmente motivada consegue realizar melhor suas tarefas, possui um comprometimento interno maior e uma autoestima enriquecedora. Por isso ela é tão importante em nossa vida, quanto mais em nosso trabalho.

Só que é muito comum que a motivação só apareça em nossa vida quando as coisas estão saindo exatamente como queremos. Isso é natural, visto que resultados positivos em nosso trabalho e em nossa vida agem como uma recompensa e tendem a gerar mais energia positiva e, consequentemente, mais motivação. 

Mas quando precisamos realmente de motivação? Será que precisamos da motivação quando está tudo dando certo, ou precisamos da motivação quando as coisas não estão saindo como deveriam?

Quando as coisas não saem como esperamos é normal ficarmos desmotivados. Principalmente em nosso trabalho. A desmotivação nos afeta se não atingimos determinado resultado, se não recebemos o elogio de nosso chefe, se recebemos críticas negativas, se não recebemos aquilo que esperamos, se nossa expectativa é frustrada pela realidade.
Entramos aqui em um impasse, sabemos que a motivação é uma poderosa ferramenta para a realização dos nossos objetivos, mas a grande maioria só utiliza essa ferramenta quando as coisas estão indo bem e não quando realmente precisam dela.

Considere a motivação como uma lanterna, porém a grande maioria usa quando o sol está brilhando forte no alto. Poucas pessoas usam a motivação quando está escuro e precisam de uma luz para se guiarem.

É possível você utilizar a motivação como uma luz e para isso vou dar uma dica especial. Essa dica vem do treinamento avançado do Coach Matinal Members, pois nesse treinamento colocamos como uma das prioridades saber utilizar a motivação ao seu favor. Pois se sua motivação depende sempre de que as coisas estejam indo bem, ou seja, de fatores externos, ela não está ajudando você.
Na realidade, se você não consegue usar a energia da motivação quando mais precisa dela, é como você precisar pregar um prego, ter o martelo, mas tentar fazer isso com as mãos. O martelo é inútil, pois você nuca o usa. Da mesma forma sua motivação acaba sendo inútil. Você nunca a usa quando mais precisa, por não saber usar.

Podemos traçar duas linhas para a motivação. A extrínseca, que está relacionada a fatores externos, e a intrínseca, que é a motivação interna. Obviamente, a motivação mais poderosa é a interna, pois você possui mais possibilidade de controlar a si do que ao meio.
Existem várias formas para você aumentar sua motivação interna e também algumas formas de evitar armadilhas que geram a motivação externa, pois a motivação externa é suscetível às mudanças do meio, e se algo acontece em sua vida que não atende as suas expectativas você perde a sua motivação.

Por isso que no Coach Matinal trabalhamos a com motivação correta, entender a verdadeira motivação é fundamental para você mantê-la. 
Uma das formas mais poderosas que você pode utilizar para manter sua motivação é traçar metas pessoais de médio e longo prazo. Metas que tenham a ver com seus valores e que possuam sentido para você.

Não estou aqui falando de metas simples, como bater a meta da empresa, ou simplesmente adquirir um novo bem. Estou falando de metas pessoais que possuam seus valores colocados nela. 
Por exemplo,  trabalhando com uma das minhas alunas do Coach Matinal, identificamos juntos que uma das metas em sua vida era ser terapeuta, pois ela sentia que ajudar pessoas era uma forma de retribuição de tudo que havia recebido e que ajudou ela.

Sentia como uma missão ajudar outras pessoas e traçou isso como meta. Ela teria que se dedicar a aprender mais sobre esse universo e a buscar mais conhecimentos para que isso se tornasse realidade. Então o trabalho atual dela ganhou outro significado. Ela estava se dedicando mais, pois entendia que aquele trabalho era um degrau e uma oportunidade para ela alcançar sua meta. 

Assim mesmo que algo não ocorra exatamente como você pensou, as chances de você se desmotivar são menores, pois seu objetivo maior guia você. Entender que é uma questão de tempo até trilhar o caminho é algo fundamental, porque você percebe que traçar metas de maneira correta faz você ter mais controle de sua motivação, pois está ligada ao aspecto interno. E como traçar metas de maneira correta?

Bem, isso eu expliquei em outro artigo que deixo o link para você. Aqui falo sobre três dicas para traçar metas que aumentem sua autoestima e sua motivação e parta para a ação.
Se você gostou desse artigo compartilhe e comente abaixo com sua dúvida, sugestão ou elogio, isso é importante para saber se estou no caminho certo para ajudar você.

Até o nosso próximo artigo.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.