por Selma Godoy

Como tornar sua mente sua aliada

Falávamos de que precisamos agir de modo objetivo, firme e disciplinado para que a mente seja nossa aliada na transformação de nossas realizações.

Nossos pensamentos desencadeiam emoções, sensações físicas e sentimentos que criam nosso magnetismo pessoal, ou seja, nossa bioenergética. E através de nossa energia materializamos nossa realidade pessoal.

Acontece que temos em torno de 60 mil pensamentos nas 24 horas do dia e grande parte deles são automatizados, uma vez que são alicerçados por nossas crenças e valores pessoais.

Assim, fica claro que, para que nossa mente se torne nossa aliada não basta decidirmos o que queremos e policiar nossos pensamentos, pois seria uma tarefa insana. Vamos ter que ir mais fundo.

Há duas formas de alterar nossas crenças. Desacreditando de crenças que nos fazem sofrer e acreditando em coisas que nos fazem felizes. Dizendo de outra forma, colocar o poder da valorização de um pensamento, de uma fala e, portanto, de uma crença, ou tirando o poder de outro.

O que acontece quando você determina algo na sua vida? Você se lembra da cena de “O vento levou” em que a protagonista em um lapso de verdadeiro ódio diz a frase: “Eu nunca mais vou passar fome!”. Ela fez uma afirmação que é uma técnica conhecida como “Decretos”, que nada mais é do que uma prece firme e positiva de gente de autoestima elevada, que determina aquilo que quer acreditar e, com isso, acaba por se conscientizar do que verdadeiramente acredita que em geral não é positivo. O que já é um primeiro passo.

Vamos à ação! De pé, coluna ereta, comportando-se como quem sabe o quer! Você repetirá em alto e bom som as seguintes frases:

 - Eu sou responsável por tudo àquilo que se passa na minha vida!

 - O passado não tem força sobre mim!

- Eu não sou nada do que eu pensei que fosse!

- Sou maduro, seguro e independente e sei como uma pessoa assim age!

- Eu sou inteligente e forte! Ajo naturalmente a favor dos meus interesses.

- Eu não tenho dúvidas, eu sei que estou me preparando para ser uma pessoa bem sucedida.

- Tudo o que eu faço está certo e faz parte de um plano de bem-estar, sucesso e prosperidade.

Experimente repetir estas frases com disciplina. Preste atenção às suas sensações físicas. E perceba nos dias subsequentes como se sente. Aos poucos nos aprimoramos nos exercícios.

Selma Godoy

+ artigos

Terapeuta de Aconselhamento. 20 anos pesquisando Espiritualidade, Comportamento e Psicologia.