por Equipe Horóscopo Virtual

Deixe sua casa mais verde com um minijardim

Plantas são ótimas para qualquer ambiente. Além de decorar, elas emanam uma energia boa e trazem vida para o lugar. Porém, cuidar de uma planta nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente para quem tem pouco tempo, às vezes, regar e dar a devida atenção fica bem difícil. Outro fator que dificulta ter plantas em casa é a falta de espaço. Quem mora em apartamento ou também em lugares onde não bata muito sol devido à posição das janelas sabe como muitas plantas não se adaptam. Por causa dessas dificuldades, jardineiros criaram uma nova forma de cultivar plantas em ambientes com pouco espaço e pouca luz: o minijardim, também conhecido como terrários.

Os minijardins podem ficar dentro de pequenos vidros e vasos alternativos. Dependendo de qual planta você utilizar neles, podem ficar até mesmo dias ou semanas sem precisar regar (no caso de terrários fechados com plantas suculentas). Existem alguns lugares que vendem esses minijardins prontos, mas você pode aprender a fazer um por conta própria também. Separamos algumas dicas. Confira abaixo.

Materiais
Para construir o seu minijardim, você vai precisar de:

Recipiente

Recomendamos os de vidro para ficar mais bonito, mas também pode ser de cerâmica ou barro. Algumas pessoas utilizam até mesmo objetos incomuns para ficar mais criativo, como panelas, bules e aquários.

Terra e pedras

A terra na verdade vai ser uma mistura de três partes de terra vegetal, duas partes de areia e uma parte de perlita.

Mudas de plantas suculentas

As plantas suculentas retêm água e por isso podem ser regadas com menos frequência do que outras plantas. Escolha-as de acordo com o tamanho do recipiente que você pegou.

Enfeites

Aqui vai do seu gosto. Pode usar pedras coloridas, conchas, pequenos enfeites ou o que você achar que fica bonito dentro do seu minijardim. Use a sua criatividade!

Ferramentas de jardinagem

São os instrumentos básicos de que você vai precisar. Também dependem do tamanho do recipiente que você pegou.

Montagem

Para montar, lave o recipiente para evitar que sujeiras e fungos se espalhem por ele. Depois, adicione a primeira camada de pedrinhas no fundo. Elas vão ajudar a drenar a água. Depois, coloque a terra e comece a utilizar a sua imaginação e criatividade. Ao colocar as plantas, prefira colocá-las com o torrão de terra que estiver junto da muda original, isso ajuda que ela se adapte ao novo ambiente. Tenha cuidado e muita paciência.

É normal que nas primeiras tentativas a planta morra ou o vaso não fique tão bonito assim. Mas lembre-se: a prática faz a excelência. Quanto mais você fazer, melhor vai ficar nisso e cada vez mais os seus minijardins vão ficar bonitos.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.