por Equipe Horóscopo Virtual

Desapegue-se do passado

Quando você pensa no seu passado o que te vem à mente? Espero que venham muitos momentos felizes, aprendizagens, algumas saudades, mas nunca um desejo absurdo de voltar a alguma época específica ou uma tristeza muito forte sobre algo que aconteceu. Afinal, o passado, como o próprio nome diz, é um tempo que já passou, e nada que já tenhamos vivido merece tanto apego assim, caso contrário, você corre o risco de ficar estagnado e não ter mais nenhum tipo de evolução em sua vida.

Nossos dias acontecem contra nossa vontade, um após o outro, independente do que aconteça. Porém, a qualidade desses dias e a da estrada que você trilhar depende de suas ações, escolhas e sentimentos. Guardar mágoas ou enaltecer um período de sua vida pode te fazer perder muitas oportunidades de felicidade.

É natural que tenhamos lembranças boas e ruins, só precisamos tomar cuidado para que elas não se tornem grandes demais a ponto de nos impedirem de enxergar novas oportunidades e, principalmente, de viver outros momentos tão bons ou engrandecedores quanto. Se o seu apego ao passado é por conta de alguma mágoa ou ressentimento, aí a coisa fica mais complicada ainda. Nenhuma bagagem pesada demais é fácil de carregar, pense nisso. Metaforicamente falando, se você carrega uma mala cheia de lembranças e de energias pesadas, seu corpo e sua mente irão se cansar. Dor nos ombros, opressão, tristeza e uma vida sem perspectiva são indicativos fortes e bem básicos de quem se propõe arrastar mágoas pela vida.

Os momentos ruins acontecem para nos ensinar que somos fortes o suficiente para passar por eles e por nos fazer crescer conforme pessoas, mas eles não devem jamais serem hipervalorizados ou alvo de lamentações futuras. O que é do passado a ele pertence. O futuro está logo aí para te dar uma vida cheia de novas oportunidades, perspectivas e muitas horas alegres, só é preciso permitir.

Viver o presente é a forma mais simples e mais indicada para se atingir a felicidade. Se você sente que não consegue se desapegar do passado por conta própria, não hesite em pedir ajuda. Amigos, profissionais psicológicos, sacerdotes religiosos, profissionais de medicina alternativa, holísticos, astrólogos e toda uma gama de pessoas podem te ajudar neste desapego. Porém, o primeiro passo sempre deverá ser seu: aceite que é necessário seguir em frente. Dê o primeiro passo neste caminho e tenha certeza que sempre existirá alguém para te guiar nos próximos, e uma mão amiga pode fazer esta viagem ao encontro do seu presente bem mais fácil e prazerosa.

Tenha o passado como um tempo de aprendizagem, conhecimento e de lembranças importantes que construíram quem você é. Tenha o futuro como uma quantidade imensa de oportunidades e novas chances. Viva o presente como o melhor momento que pode ter. É o agora que realmente importa!


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.