por Equipe Horóscopo Virtual

Dicas de como fazer sucesso em seu novo negócio

Agora que já demos algumas opções de empreendedorismo, vamos dividir algumas dicas valiosas para fazer com que o negócio que você escolheu dê certo. Independente do ramo que você decidiu seguir, as sugestões abaixo valem de uma forma geral, e com certeza irão te ajudar muito. Aproveite cada uma delas e torne-se um empreendedor de sucesso!

Preços convidativos

Em épocas de crise ou não, o consumidor sempre irá procurar pelos melhores preços para que invista seu dinheiro da melhor forma. Também é importante ter a humildade de perceber que, não adianta você cobrar o mesmo preço (ou um preço muito próximo) de algum outro local com nome já consagrado no mercado. Lembre-se que você está começando do zero e precisa fazer sua reputação. Claro que você não pode ter prejuízos, mas não adianta cobrar preços altos para ter lucros enormes logo no começo. Dessa forma, você não chegará longe.

Estude o mercado

Enquanto escolhe seu tipo de empreendedorismo, você também precisa estudar o mercado, para analisar o ramo que você optou, de que forma o mercado precisa de mais alguém atuando na área e qual a melhor forma de chegar e abordar seu público-alvo. Este passo é primordial para não investir dinheiro de forma errada e que tenha pouca chance de dar certo. 

Concentre-se neste estudo o tempo que for necessário. Inclusive, se houver a oportunidade, procure ajuda profissional para isso. Mesmo que precise investir certa quantia nessa consultoria, valerá a pena! Aqui nesta etapa, você poderá verificar, também, se seu negócio precisará ser formalizado no MEI (microempreendedor individual). Não deixe de fazer essa verificação para passar uma imagem ainda mais profissional.

Faça contas

Para não ter prejuízos e, sim, lucros – até para cobrar preços justos, como já falamos – é necessário colocar todas as informações no papel e fazer contas, muitas contas. Quanto você gasta com gasolina para entregar seus produtos, seu gasto com matéria prima, com água, luz, telefone para falar com seus clientes, internet, mão-de-obra, enfim, absolutamente tudo que englobar qualquer quantia em dinheiro precisa entrar na conta para que você ache o preço final correto.

Plano de negócios

Faça uma estruturação para seu negócio, pois apenas com um planejamento bem feito você atingirá bons resultados.  Esta etapa deve ser feita logo depois do estudo de mercado e, talvez, seja a parte do processo mais demorada, já que você precisará estruturar desde como será o dia a dia de trabalho, funções, o quanto precisará (e poderá) investir em matéria-prima, mão-de-obra, pensar em quanto precisará de lucro por mês para cobrir o valor investido inicialmente etc. Não deixe de fazer seu plano de negócios, pois ele que tornará seu novo trabalho organizado.  Caso queira, o Sebrae disponibiliza um software que te ajuda nessa etapa do processo. Está disponível na internet por meio deste link

Tenha paciência

É muito difícil (e raro, atualmente) fazer sucesso de um dia para noite, até porque o mercado está saturado e você precisará encontrar o seu diferencial para conquistar seu público. Somente depois de conquistar clientes fiéis você começará a ver algum resultado, mas isso pode levar algum tempo – meses, inclusive. Tenha paciência. Se seu negócio foi estruturado e pensado da maneira correta, a chance de dar certo é enorme. Normalmente, um negócio demora para começar a dar lucros significativos, por isso não desista antes da hora!

Divulgue

Não importa qual segmento você está entrando, divulgação é a alma do negócio. Sem falar que, hoje, divulgar qualquer coisa é muito mais fácil do que há dez anos atrás, já que temos a internet e as redes sociais ao nosso favor. Além disso, você nem precisará gastar com panfletos, por exemplo (pense só: um panfleto envolve um profissional para desenvolver a arte, uma gráfica para imprimir com qualidade e alguém para fazer a distribuição, isso para dizer o mínimo). Vale a pena utilizar a web como plataforma de divulgação principal e, quando for possível, investir um pouco em divulgações mais tradicionais, para que você atinja todo tipo de público.

Pense além

Não fique estagnado no presente. Sendo seu próprio chefe, seu negócio só irá progredir e crescer se você pensar no futuro, já que ninguém mais fará isso. Organize seu dia a dia pensando em crescimento, amadurecimento e faturamento. Invista em muitas áreas: marketing, publicidade, contabilidade, financeiro, comercial, limpeza, entre tantas outras que existem em uma verdadeira empresa – comece investindo da forma e na quantia que puder, mas não deixe nada de lado, pois você estará pensando no futuro de seu negócio e na materialização de sonhos maiores. 

Atualização e profissionalização

Cursos profissionalizantes, palestras, e qualquer outra forma de atualização de mercado são sempre importantíssimos, para que você aprimore o que oferece à população. Há cursos on-line ou presenciais que valem muito a pena e, muitas vezes, o valor não é tão alto – pode-se encontrar cursos gratuitos, inclusive. O Sebrae e o SENAI oferecem uma gama gigantesca de cursos profissionalizantes e de atualização, vale a pena conferir. Além disso, há outras plataformas como o iPED, um site com muitos cursos (com certificação) – todos são ofertados gratuitamente ou com aulas pagas, vai da sua necessidade. 

Basta procurar o que há de bom neste sentido perto de você e investir seu tempo e dinheiro em algo que só trará frutos!


Artigo escrito por Giovanna Frugis.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.