por Erickson Rosa

3 dicas para diminuir a preocupação excessiva

Você sente que passa mais tempo de sua vida preocupada ou tentando resolver problemas? Parece que você está sempre esperando que dias melhores venham, para que você tenha mais tranquilidade?  Você sente sua vida e sua mente em constante turbulência?

Se você disse sim para qualquer uma das perguntas acima, esse texto é para você.

O ser humano dentre todos os animais é o único que consegue fazer planos futuros. Poder pensar em dias, meses e até em anos é uma grande vantagem. Entretanto, quando os pensamentos no futuro são exacerbados criamos preocupações excessivas e desnecessárias que geram as desarmonias em nossa vida.

A preocupação excessiva tem sua origem em um forte medo relacionado ao futuro. Esse medo, por sua vez, tem sua origem na falta de confiança que temos em nossas capacidades e na vida. A insegurança que temos na vida e em nós mesmos pode ser criada a partir de experiências passadas, vivenciadas por nós ou ensinadas por outras pessoas.

A insegurança pode se tornar ansiedade, que por sua vez é o medo excessivo de acontecimentos futuros. A pessoa que sofre disso possui uma crença em acontecimentos catastróficos em excesso. Teme por aquilo que ainda não aconteceu. O medo por si só é algo fundamental para a manutenção da vida, porém quando esse medo é irracional prejudica inevitavelmente quem o sente.

Mas como resolver esse problema?
 

Os pensamentos são os geradores do medo e das preocupações. O problema é que nos identificamos com esses pensamentos acreditando que os mesmos somos nós. No entanto, não poderíamos estar mais enganados.

Os pensamentos são seus, mas não quem você verdadeiramente é. Se nos identificamos com as preocupações, o medo excessivo do futuro e a insegurança, acreditamos que somos inseguros, preocupados, ansiosos, quando na verdade estamos naquele momento inseguros, preocupados e ansiosos. Eckhart Tolle, em seu livro, "O Poder do Agora", fala que quando mantemos nossa atenção no presente, livre dos pensamentos e focados no aqui e no agora encontramos nosso verdadeiro eu. Paramos de nos identificar com os pensamentos e percebemos que na realidade os pensamentos nos pertencem, são nossos, mas não nós.

Talvez você esteja pensando: "Ok, mas como fazer para parar de me preocupar em excesso no meu dia"? Para responder sua pergunta darei três dicas que ensino em meu livro Cure a Ansiedade Sem Remédios, onde ensino oito métodos para você reduzir o fluxo de pensamentos que geram a ansiedade em sua vida. 


1.    Volte sua mente para o aqui e agora
Voltar nossa atenção para o aqui e agora pode ser mais fácil do que parece. Basta que você preste atenção em sua respiração. Concentre-se nela. Isso fará você diminuir o fluxo de pensamentos e deixará sua mente mais serena. Com a mente mais serena podemos ter as respostas para as situações que afligem nossa vida. Quando voltamos para o aqui e agora mantemos a serenidade de nossos pensamentos e emoções e, mesmo diante das dificuldades, conseguimos manter a calma e a serenidade.

2.    Compreenda que só existe o presente
Talvez seja difícil entendermos esse conceito, porém devemos compreender que o passado, bem como o futuro são invenções da  mente humana. Veja que somente podemos agir no presente, no aqui e no agora. Nossas ações podem até serem planejadas, porém só serão executadas no momento do aqui e do agora. Quando compreendemos, profundamente, que somente o presente realmente existe, deixamos a preocupação com o futuro de lado para darmos atenção ao único momento verdadeiro, o agora.

3.    Controle os pensamentos
São os pensamentos catastróficos que geram a desarmonia em nossa mente e, consequentemente, em nossa vida. Contudo, podemos mudar essa realidade quando treinamos nossa mente na quietude. Experimente sentar e observar os pensamentos que se formam. Escolha um lugar aonde ninguém irá lhe incomodar por pelo menos 10 minutos e observe os pensamentos se formando. Isso aumentará sua consciência sobre os que geram a preocupação em sua vida. Esses exercícios aumentam sua consciência sobre o que gera a ansiedade e a preocupação excessiva em sua vida.

Se quiser conhecer mais dessas técnicas você pode baixar gratuitamente meu Ebook, Cure a Ansiedade Sem Remédios.

Erickson Rosa

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Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.