por Dr. Hoffnung

Dicas para viajar com pouco dinheiro

É muito difícil encontrar alguém que não goste de viajar. O mundo é simplesmente bonito demais e interessante demais para passar a vida em um só lugar. Viajar é, sem dúvidas, um dos maiores prazeres da vida. Contudo, a maioria de nós não faz tantas viagens quanto gostaríamos. E a principal desculpa para não nos aventurarmos com mais frequência é sempre a mesma: dinheiro.

A maioria das pessoas acredita que não tem condições financeiras para conhecer o mundo, mas o que muitos não percebem é que você não precisa ser rico para explorar o planeta. É possível visitar qualquer lugar do mundo sem gastar muito dinheiro, basta tomar alguns cuidados e se preparar da maneira certa. Aqui estão algumas dicas para quem quer viajar sem gastar muito dinheiro.

1 - Torne sua viagem uma prioridade

 

 

Tomislav Perko largou seu emprego para viajar por três anos por mais de 40 países. O feito por si já é admirável, mas fica mais impressionante ainda ao descobrir que ele fez isso praticamente sem gastar dinheiro. Em seu site ele conta como fez para conhecer o mundo gastando menos de 10 dólares por dia. O estilo de viagem que ele adotou, contudo, não é para todos, pois depende de caronas e o auxílio de outras pessoas e embora seja perfeitamente possível para a maioria das pessoas seguirem seus passos, você não precisa largar o emprego para viajar pelo mundo. 

A lição mais importante para aprender com Tomislav é que o primeiro passo para viajar é, além de estar disposto a fazer algumas concessões, tornar a viagem uma prioridade na sua vida. Caso contrário, você vai acabar sempre gastando dinheiro com outras coisas ou arranjando algum outro tipo de desculpa.

2 - Planeje-se bem

    
Para quem tem um cartão de crédito sem limites, viajar é uma questão de escolher o destino e entrar em um avião. Entretanto, se você pretende fazer uma viagem mais econômica, um pouco mais de planejamento é necessário. Você vai precisar fazer uma pesquisa de preço para encontrar as melhores promoções e aproveitar os melhores descontos, além de descobrir quais épocas do ano são mais baratas para ir visitar o seu destino ou, às vezes, pesquisar alguns métodos alternativos para conseguir viajar. 

Planejar-se com cuidado ajuda a diminuir os custos e também facilita na hora de poupar dinheiro, porque dá uma boa noção de quanto você vai precisar juntar por mês.

3 - Considere trabalhar na sua viagem


Com um pouco de esforço a maioria das pessoas consegue juntar dinheiro suficiente para fazer uma viagem econômica. Contudo, mesmo se o seu orçamento não permite que você de forma alguma consiga guardar dinheiro, ainda assim é possível encontrar formas alternativas de viajar. Uma delas é trabalhar enquanto viaja.

Existem diversos trabalhos temporários que você pode fazer em troca de estadia e algum dinheiro para financiar o resto da sua viagem. Em muitos lugares dos Estados Unidos é possível ser garçom, valet ou trabalhar em estações de ski. Hostels também são uma boa opção para quem procura um emprego temporário no exterior. Outras maneiras de viajar sem gastar dinheiro podem ser: como au-pair ou trabalhar em fazendas orgânicas. É preciso tomar alguns cuidados, no entanto e se atentar às regras de trabalho no país. Por exemplo, na União Europeia é necessário ter um seguro viagem europa para trabalhar em qualquer país união.

4 - Economize na passagem

 

Diversas empresas áreas lançam constantemente promoções e passagens com preços especiais. Uma maneira de economizar é ficar sempre procurando por essas ofertas. Existem alguns sites que podem ajudar você nessa tarefa como: skyscanner, momondo  e webjet. Além disso, outra opção para gastar menos dinheiro com a passagem é utilizar as milhas de cartões de crédito. Muitas companhias de cartões de crédito e algumas companhias aéreas tem programas de milhas onde você pode acumular e trocar por passagens. Uma maneira de tirar proveito disso é usar esses cartões toda a vez que você for gastar dinheiro, desde a conta de luz e água até o cafezinho. A maioria das pessoas, ao converter todas suas despesas em milhas, consegue trocá-las por pelo menos uma passagem internacional por ano.

5 - Economize com estadia

 

Existem alguns sites como Couchsurfing que permitem você encontrar pessoas em diversos países dispostas a hospedar viajantes gratuitamente. Essa é uma excelente opção para quem não quer gastar muito dinheiro viajando e não se importa em dormir no sofá de alguém. A maioria dos usuários do site está à procura de trocar experiências com pessoas de outras culturas. Por isso, além de encontrar um lugar para ficar, essa também é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas enquanto você viaja.

Outra forma de gastar muito pouco na hora de ficar em algum lugar é utilizar sites como Airbnb que permitem que você alugue um apartamento ou um quarto. Além de ser muito mais barato que uma estadia em um hotel, a maioria dos lugares para alugar disponibilizam uma cozinha, o que permite que você possa cozinhar sua comida ao invés de comer em restaurantes, isso já faz com que o preço de sua estadia caia muito.

6 - Gaste com aquilo que realmente importa

 

Além de saber onde economizar é importante saber também onde gastar seu dinheiro. Viajar de maneira econômica não significa deixar de curtir sua viagem. Em todos os lugares existem atrações que você simplesmente não pode perder e outras que estão lá só para fazer turistas gastarem mais. Quem vai a Paris, por exemplo, não pode ficar sem visitar as obras no Louvre, mas pode tranquilamente deixar de ir na roda gigante que colocaram em frente do museu. Antes de viajar, faça uma boa pesquisa na internet para sabe saber o que vale mesmo a pena ser visto e o que você pode ignorar. Também é bom lembrar que a maioria dos museus e outras atrações tem dias com preços reduzidos. 

Sabendo onde gastar e onde economizar, qualquer lugar do mundo está aberto a você. 

Boa Viagem!

 

Dr. Hoffnung

+ artigos

Dr. Hoffnung é uma seção abrangente de boas ideias, dicas de comportamento, alimentação e viagens. Ou seja, tudo aquilo que faz muito bem para a saúde.