por Erickson Rosa

Em frente aos seus problemas

Quantos problemas apareceram no seu dia hoje? Dificilmente você irá responder que nenhum, certo? É claro que todos nós temos contratempos diários. Se você não quer ter nenhum entrevero em seu dia, você já tem um que é tentar evitar esses empecilhos. Ou seja, é impossível você se livrar de todos os problemas em sua vida. Até mesmo porque sempre aparecem novos.

O “real problema” acontece quando evitamos resolver as situações e deixamos que elas continuem nos incomodando durante um longo tempo. É mais ou menos assim: imagine que você tem um problema com alguém que você goste muito. Para não gerar atrito, você resolve não falar nisso. O que acontece, então? Você começa a acumular mais e mais coisas para não brigar e, de repente, em uma situação bem boba, você explode e coloca tudo aquilo para fora.

Outro exemplo: quando temos que fazer alguma tarefa e ficamos procrastinando por ela ser muito cansativa ou enfadonha. Logo, o prazo começa a correr e, quando se vê, você está correndo para resolver. O problema dessas situações é que sua mente ficará se preocupando.

E qual a saída para isso?

Simples: Resolva tudo o mais rápido possível. Não deixe nada para depois. Não importa se a sua resolução é a mais acertada. O mais importante é resolver para que não acumule mais e mais problemas em sua vida.

Outro ponto importante é que, no exemplo sobre guardar coisas sentimentos para não entrar em atrito com o outro, a situação apenas vai gerar acúmulo e, então, bastará uma gota para transbordar o copo. Por essa razão que muitas pessoas reagem de maneira tão exagerada a pequenas situações. Elas acumulam os problemas. Não estou dizendo aqui que a vida é somente problemas. O que estou dizendo é que na vida sempre haverá problemas, mas que você não precisa evitá-los; pode simplesmente resolvê-los.

Outra situação: muitas vezes você irá se deparar com problemas que, aparentemente, não possuem solução. Nessa hora, gosto de lembrar de um provérbio chinês que diz: “se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça, porque não tem solução”. Temos que ter sabedoria para conseguir identificar quais situações em nossa vida temos que aceitar e em quais delas temos a possibilidade de agir e mudar.

O mais importante é não deixar que as situações se intensifiquem e se acumulem. Isso só acontece quando acabamos ignorando ou procrastinando. Negar os problemas é aumentá-los e criar mais problemas em sua vida.

Não interessa qual o problema que tenha hoje no seu dia, saiba que você pode resolver agora mesmo e livrar sua mente de ficar pensando e tomando seu tempo. Acabe com esse sofrimento e resolva as situações rapidamente. Não deixe que nada se acumule em sua vida. Problemas sempre existirão, mas você tem a opção de aceitá-los e de lidar com eles. Como disse Steven Hayes:

“Na vida a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.