por Equipe Horóscopo Virtual

Entenda a Astrologia Cabalística

Para entendermos o que é a Astrologia Cabalística, primeiro devemos entender de onde vem a palavra Cabalá (ou Kabbalah — você pode encontrar escrito das duas formas). A palavra vem do hebraico e significa “receber”. Receber no sentido de ser um campo de estudo, um conhecimento que é recebido direto de Deus. Resumindo de forma simples, a Cabalá é o ramo de estudo do misticismo judaico. Muitas religiões têm o seu lado mais “místico” ou “oculto” e no judaísmo esse conhecimento mais restrito é transmitido pelo estudo da Cabalá.

Dessa forma, a Astrologia Cabalística é a astrologia estudada por cabalistas e, portanto, para compreendê-la é necessário estudar a Cabalá judaica e os elementos dessa cultura, principalmente o alfabeto hebraico.

Quanto às semelhanças com a astrologia ocidental e contemporânea, a astrologia cabalística também estuda as energias relacionadas aos planetas e signos do zodíaco e também tem uma forma de elaborar e estudar o mapa astral da pessoa a partir do local, data e horário de nascimento. Já em relação às diferenças, podemos citar principalmente que a Astrologia Cabalística utiliza o calendário hebraico, em vez do calendário solar/gregoriano. O calendário hebraico leva em conta, além da posição do sol no sistema solar, também a posição da lua, sendo assim a energia do signo que entra em cada lua nova é muito importante para esse tipo de astrologia.

Outro ponto importante que devo destacar sobre a Astrologia Cabalística é como ele está ligada às crenças e aos estudos dos cabalistas. Os cabalistas acreditam em reencarnação e que, a cada encarnação que você vem a esse planeta, as energias zodiacais presentes no seu mapa são chaves para entender quais são os desafios a serem superados e quais aprendizados você deve ter nessa vida para evoluir. Isso passa bem longe do uso simplório de usar astrologia para tentar “adivinhar o futuro vendo horóscopo” e nos leva a reflexões muito mais profundas como, por exemplo, a busca de respostas de quem você realmente é, o que está fazendo nesse mundo e quais as melhores decisões a se fazer para cumprir com o seu “destino” (“mazal” em hebraico).

Se você se interessa por esse tipo de astrologia e pela cultura judaica, recomendo você a buscar centros de estudos sérios sobre a Cabalá e o judaísmo. Esse é um conhecimento que pode beneficiar muito a sua vida e te levar a entrar em contato com uma cultura rica e de muita sabedoria que é o judaísmo. Boa sorte nos estudos!


Texto escrito por Ricardo Sturk.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.