por Equipe Horóscopo Virtual

Exercite sua criatividade!

Você se considera uma pessoa criativa? Seja sua resposta sim ou não, saiba que todo ser humano, independente de profissão, escolaridade, lugar onde mora ou qualquer outro fator, tem habilidade criativa que pode, inclusive, aumentar cada vez mais. A diferença entre cada um, no entanto, dá-se no tamanho do investimento nesta habilidade.

Caso você seja alguém que investe em sua criatividade e a exercita constantemente, ela será muito maior do que a de alguém que poderia ser tão criativo quanto você, mas que, por falta de exercício, não é.

Tanto para desenvolver essa habilidade quanto para mantê-la ativa é necessário fazer exercícios diários que trabalhem e desenvolvam essa função em nosso cérebro. Portanto, o Horóscopo Virtual listou dez dicas de exercícios simples que ajudam (e muito) a desenvolver, evoluir e manter sua capacidade criativa sempre viva. Coloque em prática todas as dicas e perceba os resultados!

Dica nº 1: não tenha medo de errar

Muitas pessoas deixam de colocar ideias em prática porque têm medo de errar e das outras pessoas perceberem seu erro. Além disso, o medo às vezes é tanto que se transforma numa barreira mental que impede a pessoa de continuar tendo ideias, uma vez que ela pensa: “Para quê perder meu tempo pensando, se não terei uma ideia boa?” Não tenha medo de errar. Grandes ideias muitas vezes surgem de outra ideia que deu errado. Portanto, mesmo se for um erro, você pode fazer dar certo. E, caso não dê, somente quem tenta uma hora acerta, não é mesmo? O erro faz parte do aprendizado, da evolução e, inclusive, do acerto.

Dica nº 2: não procrastine 

Algumas pessoas têm ideias ótimas, mas o perfeccionismo as impede de colocar em prática. Querem que seu projeto aconteça somente quando estiver 100% lapidado e perfeito. Logo, demoram tanto para colocá-lo em prática que, muitas vezes, desistem dele. Mas o caminho que leva à perfeição (que, vale ressaltar, é inatingível) é trilhado apenas na prática do dia a dia, pois, enquanto uma ideia é apenas uma ideia, é impossível prever tudo o que pode acontecer, portanto ela será, sim, passível de erros.

Dica nº 3: saia da zona de conforto

Se você tem boas ideias sobre futebol, tente pensar por algum tempo em boas ideias para o trânsito, por exemplo. Se suas ideias sempre envolvem apenas você mesmo, tente pensar em algo para toda a família. Permita-se ir além. Dessa forma, seu pensamento também vai acompanhar. Se continuarmos sempre pensando nas mesmas coisas, ou seguindo os mesmos caminhos, dificilmente teremos novas ideias.

Dica nº 4: mude a rotina

A rotina pode matar a criatividade. Então, mude o caminho que você faz para chegar ao trabalho. Não assista todos os dias o mesmo telejornal. Faça programações diferenciadas nos dias que não precisa trabalhar. Essas pequenas mudanças fazem com que o cérebro saia do “piloto automático” e tenha a oportunidade de conhecer lugares novos, ver novas formas, cores, cheiros, sabores, pessoas; faz com que o cérebro conheça coisas diferentes e, portanto, amplie seus horizontes.

Dica nº 5: registre seus sonhos

Nossos sonhos não só nos permitem viver o inimaginável, como também nos dão ideias surpreendentemente boas. Por isso, quanto mais sonhos você registrar, melhores ideias terá. Às vezes, um único sonho não te dá uma ideia suficientemente boa para que se torne um projeto, mas a junção de dois ou três sonhos com alguns pensamentos e técnicas, sim. Por isso, ao acordar, anote tudo o que sonhou, mas faça isso logo, pois é muito comum esquecermos o que sonhamos ao longo do dia. Ao registrar seus sonhos e, consequentemente, ao escrever (ou desenhar, ou gravar) suas ideias, você estará exercitando sua criatividade.

Dica nº 6: durma bem

Ainda sobre o sono, vale dizer que uma noite bem dormida faz bem para qualquer mente criativa. Os dias estão corridos, a lista de afazeres está cada vez maior e as horas de sono estão cada vez mais curtas. Mas, apesar disso, é muito importante valorizar o tempo de descanso. Afinal, uma mente que não descansa, não trabalha direito no dia seguinte. Meia hora antes de dormir, comece a apagar as luzes e a diminuir o volume da televisão. Pare de pensar nos problemas e vá diminuindo o ritmo do seu corpo. Isso ajudará sua mente a relaxar e a dormir mais rápido.

Dica nº 7: tenha um hobby

Seja aula de dança, de pintura, de canto, aprender um novo idioma, praticar pilates, algum outro esporte ou correr no parque, não importa. O importante é ter um hobby para quebrar o estresse que a rotina traz. Aulas de canto ou de pintura, por exemplo, exercitam muito sua mente, pois vão trabalhar um novo campo do cérebro, o qual você não está acostumado, ampliando ainda mais seus horizontes. Aprender um novo idioma fará com que você exercite a capacidade de memória e te colocará em contato com uma nova cultura. Já a prática de alguma atividade física proporcionará outros tipos de benefícios: relaxamento, felicidade, melhora a autoestima, além de melhorar sua saúde, entre tantos outros.

Dica nº 8: diário de criação

Compre um caderno ou um bloco legal e faça dele um diário de criação. Você escreverá nele tudo o que fizer de criativo em seu dia a dia. Mas deve escrever à mão! Imprimir e colar não vale. Não importa se a ideia criativa foi pequena, como consertar aquele zíper ruim da calça sem precisar levar até a costureira, ou grandiosa, como um roteiro de um filme. Anote tudo. Este diário será uma ótima fonte de referência quando precisar ter bons insights criativos (em outras palavras, ter ideias vindas “do nada”). Além disso, fará com que você não se esqueça de nenhuma ideia que já teve, caso o futuro te reserve um bom momento para colocar alguma delas em prática.

Dica nº 9: aproveite seus momentos livres

É claro que, muitas vezes, precisamos aproveitar o momento livre para dormir ou, simplesmente, não fazer nada e não pensar em nada. E isso também é muito bom, afinal a mente também precisa de descanso. Mas, quando puder, exercite seu cérebro com coisas simples, que não vão atrapalhar seu momento de tranquilidade. Assistir um filme, conversar com alguém, ou ouvir algumas músicas, por exemplo, podem aguçar sua criatividade. Observar um pássaro, placas na rua, logotipos de lojas, como as pessoas se vestem ou se movimentam, também é uma forma de ajudar sua criatividade a evoluir. Até o simples ato de navegar sem rumo pela internet pode ser uma ótima forma de fazer descobertas. 

Outra ótima referência criativa é a leitura, que também é uma boa opção de atividade para o tempo livre, pois amplia demais o universo criativo de alguém. Ler te permite imaginar cada detalhe à sua maneira — um filme, por exemplo, não te dá essa liberdade. Nosso cérebro imagina o local, as personagens, cada situação. Ler pelo menos um livro por mês com certeza desenvolverá muito sua criatividade.

Dica nº 10: seja organizado

Há pessoas que gostam de um ambiente um pouco mais livre e descontraído. Não há problema algum nisso. Mas, é muito importante que você saiba onde estão suas coisas quando precisa delas, certo? Principalmente quando se trata do ambiente de trabalho. Você precisa que todas as coisas que mais usa estejam sempre por perto. Além disso, tenha sempre papel e caneta à mão para escrever algo legal antes de que a ideia suma da sua cabeça ou algum recado importante que não possa ser esquecido. Coisas que você não use ou que use pouco não devem ocupar espaço da sua mesa. Deixe-as em gavetas ou armários. Quando tudo estiver organizado, decore o espaço de uma forma bem legal, com cores de que você goste bastante e objetos que agucem ainda mais sua criatividade. Repita este processo de organização pelo menos uma vez por semana e o de organização, uma vez a cada três meses. 

Gostou das dicas? Se conseguir transformá-las em realidade na sua rotina, não tem como não dar certo e você se tornará uma pessoa mais criativa! Lembre-se sempre de que tudo é questão de hábito, de exercício e, mais importante, de tentativas. Quanto mais tentar melhorar, inclusive nesses pequenos detalhes, melhor você será. Use até mesmo seu tempo livre de forma útil para você e se surpreenda com os resultados. Agora, vale dizer: tenha paciência. Nada acontece da noite para o dia!


Artigo escrito por Giovanna Frugis da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.