por Equipe Horóscopo Virtual

Feng Shui: O uso dos sons

Às vezes, quando estamos em locais como muitos carros em movimento, buzinando, pessoas falando alto e outros barulhos, podemos não perceber tamanha poluição sonora e, mais do que isso, podemos não nos dar conta do mal que ela nos faz e de como todos esses ruídos desagradáveis tornam a energia do local mais pesada e, consequentemente, interferem também na nossa própria energia.

De acordo com a arte milenar Feng Shui, o som é um fator determinante para a energia de um ambiente. Sons agradáveis ajudam a relaxar, a ser criativo, pró-ativo, concentrado e mais feliz. Bagunças sonoras podem, literalmente, bagunçar o ambiente e, por consequência, quem estiver nele. Dificulta a formação de ideias, estressa e sentimentos ruins são trazidos à tona, como raiva e tristeza.

É muito importante que os sons interajam com o ambiente e com as pessoas que nele estão, para que as energias – tanto a do ambiente quanto a de cada pessoa – emanem aspectos bons e, portanto, sejam boas. Por isso é tão importante falar dos sons; eles estão em toda parte, em cada lugar, em qualquer horário ou circunstância. Então, que eles sejam bons, certo?

É muito bom quando entramos num local onde escutamos sons agradáveis, como os sons da natureza – pássaros cantando, o balançar das árvores com o vento, ondas quebrando no mar –, uma voz suave cantando, uma música calma instrumental. Quando entramos num local com sons destrutivos – como o barulho de construções, buzinas de carros e pessoas gritando, por exemplo –, a nossa energia é igualmente destruída.

Além disso, vale ressaltar os sons de nossa responsabilidade e os sons que, graças as nossas atitudes, outras pessoas emitem e nós emitimos, como falas, gritos, risadas, choros, entre outros. O ser humano é grande responsável pela qualidade sonora de um ambiente, portanto é de responsabilidade das pessoas, também, fazer de tudo para que um local tenha uma energia cada vez melhor. O que fazer, então, para melhorar a energia de um local por meio dos sons? Veja abaixo algumas dicas.

Escolha uma boa música

Uma boa forma de melhorar a energia de um ambiente é escolhendo a música ideal, pois elas geram forte impacto. Pense: é impossível você relaxar se estiver ouvindo uma música muito agitada. Assim como é difícil ficar feliz ouvindo uma música que contenha letra melancólica e assim por diante. Para manter um ambiente com energia boa, escolha uma música harmônica, equilibrada e calma, que estimule o relaxamento e a criatividade. 

Quando um som de qualidade e de vibrações positivas invade um local, ele muda completamente a configuração energética do ambiente, transformando energias estagnadas e negativas em dinâmicas e positivas.

Escolha objetos que emitam sons agradáveis

Há alguns objetos que emitem notas sonoras agradáveis e contribuem para a harmonização do ambiente. Você pode escolher alguns sinos, flautas, algumas pequenas quedas d’águas e fontes, por exemplo. É claro que os objetos (assim como a música) devem ser escolhidos de acordo com cada ambiente e o que será proposto nele. Se o local for uma farmácia, muitos sinos não farão sentido, por exemplo.

Ouça opiniões

Não importa quantas pessoas frequentem o local. Peça opinião de todas elas antes de acrescentar ou retirar um som ambiente. Afinal, todos precisam sentir que os sons são agradáveis.

Tenha equilíbrio

Lembre-se de que um ambiente equilibrado é um ambiente harmônico, consequentemente com boas energias. Mesmo sons agradáveis, se colocados em excesso, podem atrapalhar. Então, vá escutando a melodia até encontrar a trilha sonora perfeita.

Encontre os melhores sons para você 

Encontrar sons que fazem o ambiente ficar harmônico é uma questão de gosto, paciência e experimento. Teste muitos tipos de sons, como alguns da natureza, ou uma música, uma voz, o som de um animal, um instrumento específico, sons da chuva ou o que você imagina que te fará bem. A partir destes experimentos, encontre os sons que mais lhe agradam e, além disso, a combinação de sons para cada ambiente e situação que você vive.


Artigo escrito por Giovanna Frugis.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.