por Valquiria Rita Geraldini

Flores verdes na Terapia Floral

Fiquei muito surpresa quando, no dia 8 de dezembro do ano passado, a Pantone, que é uma empresa em New Jersey, nos Estados Unidos, fornecedora profissional de padrões de cores para a indústria da moda e do design, anunciou a cor Greenery como a cor do ano de 2017.

Greenery é um tom de verde musgo misturado com um amarelo. Achei muito bonito! Nas palavras da própria Leatrice Eiseman, a diretora executiva da Pantone Color Institute: “Greenery é a cor da esperança e da nossa ligação com a natureza. Ela remete ao que chamamos das palavras 're', regenerar, refrescar, revitalizar, renovar”.

Eva Heller, no livro "A Psicologia das Cores", diz que o verde é a cor da vida, da saúde, da primavera, do frescor, da fertilidade e dos negócios que florescem. A cor verde é o símbolo da vida em seu mais amplo sentido, não só com relação à humanidade, mas a tudo o que cresce. “Verde” é o oposto de murcho, seco e morto. A simbologia é tão internacional quanto à experiência: um inglês que se sente em plena forma costuma dizer que está “in the green”. Germinar, brotar, verdejar. O verde é também a cor da primavera.

Dentro da Terapia Floral, existem diversas essências florais produzidas de flores verdes. Vou citar quatro delas. Todas pertencentes ao Sistema dos Florais da Califórnia, que foi criado por Richard Katz e Patricia Kaminski.

Green Bells of Ireland

Indicada para a falta de conexão física ou corporificada na relação com a natureza. Esta essência floral vai trazer a percepção consciente do mundo elemental na natureza. Adoro esta essência floral! É uma delícia usá-la!

Green Cross Gentian

Indicada para sobrecarga, desesperança ou fracasso em relação à condição da Terra, para quando as pessoas se sentem arrasadas e desencorajadas nas ocasiões em que a conexão viva com a Terra é afetada por desastres naturais ou catástrofes provocadas pelo homem. Esta essência floral vai trazer esperança e resolução positiva para a cura e o serviço ao mundo, apesar dos revezes ou desafios.

Green Nicotiana

Indicada para a incapacidade de cuidar da vida na Terra devido ao endurecimento das forças do coração, bem como para tendências materialistas ou egoicas, devido à falta de harmonia e ritmo como consequência de um estilo de vida excessivamente tecnológico. Esta sensação traz a consciência da pulsação do coração da Terra como uma força de sustentação para a humanidade.

Green Rose

Indicada para desconfiança, medo, ficar na defensiva ou medo de ser aniquilado ou atacado, criando barreiras em relação aos demais. Esta essência floral vai trazer a compaixão como portal de conexão com todos os seres vivos e sentir o amor como uma forma de inclusão e confiança.

Os florais não têm contra indicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês. Podem ainda ser usados como coadjuvante com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente são utilizadas tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia.

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.