por Ana Paula Malagueta

Meditação para as mulheres: o ventre e os cristais

A meditação é uma parte importante da rotina diária. É aquele instante que nos dedicamos para simplesmente estar integralmente no momento presente. Deixar de dar atenção ao fluxo de pensamentos e estímulos externos, para através do cultivo da respiração ritmada e tranquila e da imobilidade física contemplar o estágio presente e nos aproximar mais do espaço sagrado interno, onde encontramos a chama sagrada da nossa essência divina.

Ao meditar diariamente, vamos transformando nosso universo interior e abrindo espaço para nos tornarmos um canal de inspiração, fortalecer a inteligência intuitiva, sabedoria interior e acima de tudo, aumentar a sensação de plenitude e paz. Através do aprofundamento na prática e vida meditativa, começamos a ouvir melhor a nós mesmas e a compreender melhor quem somos e de que forma precisamos expressar nossa individualidade única e essencial.

Para as mulheres que vivem através de distintas estações e ritmos cíclicos, utilizar-se das pedras preciosas e gemas durante a prática meditativa pode ser uma experiência muito reveladora! Ajudando a transformar todo o nosso ser, além de ativar nosso poder curativo. A prática pode ser feita sempre que desejar, sendo bem favorável durante o período pré-menstrual e menstrual, onde estamos mais abertas e conectadas com nossa força feminina sagrada interior.

Escolha uma dessas pedras antes de sentar-se para meditar:

 

Pedra da Lua


É uma pedra que traz as qualidades das energias lunares. Auxilia na conexão e no fortalecimento dos nossos ciclos internos, no equilíbrio emocional e a desenvolver as capacidades psíquicas e intuitivas. Está ligada à glândula pineal.


Ametista



É uma pedra com uma energia belíssima, já que nos conecta com nosso lado espiritual e assim como a Pedra da Lua, desenvolve a nossa intuição. Auxilia na purificação do ventre e desintoxicação. Visto que muitas vezes vamos acumulando lembranças e emoções desqualificadas e negativas em nossos ventres, e isso pode gerar diversos males.


Quartzo Rosa



É uma das pedras mais conhecidas. Como ela trabalha com as nossas mágoas e a transmutação dessas emoções através do amor, então, é também excelente para melhorar a energia uterina, pois ajuda a lidar com a memória acumulada de antigas relações e padrões energéticos que possam estar acumulados no útero. É amorosa e acalentadora.


Cornalina



É uma pedra que nos dá coragem, aumenta nossa energia vital e estimula positivamente o metabolismo.


Turquesa



Uma das pedras consideradas sagradas na antiguidade. Irá ajudar na timidez e introspecção, na absorção das energias negativas e depressão. Contribui na intuição e desenvolvimento da visão, que está sempre mais forte durante o período menstrual nas mulheres.


Malaquita



É a pedra da nova era em que vivemos. Ela ajudará mais uma vez a eliminar as inibições e a expressar os sentimentos, isso favorece para um útero e ciclo mais felizes e livres. É uma pedra maravilhosa para aliviar as cólicas menstruais e facilitar o trabalho de parto. Utilizo essa pedra para auxiliar em trabalhos de cicatrização, junto com a Turmalina Verde.


Crisocola



É uma das pedras que eu mais gosto. É a pedra da mulher e do feminino, que traz a força do feminino criativo à tona e de forma que consigamos expressá-lo, visto que essa é uma das qualidades e potenciais do nosso útero: A criação. Tanto de uma vida quanto de sonhos, projetos e de um novo-eu.


Unakita



Também está na lista das minhas preferidas. Fortalece o nosso amor próprio e autoestima e está ligada com a energia do feminino.


Turmalina Negra



É uma das pedras mais poderosas de proteção, neutralizando todas as energias negativas, purificando nossas energias e desintoxicando. Nos auxilia a ver o lado positivo das coisas além de nos trazer para o chão. Fortalece o sistema imunológico e protege nossos ventres que ficam mais susceptíveis a absorver as energias (todas) durante o período menstrual.


Jade



É uma pedra que irá ajudar no alívio das cólicas menstruais e também na regularização hormonal.

 
Hematita



É assim como a Turmalina Negra, uma pedra de proteção que ajuda a eliminar as energias negativas, porém, é uma pedra de fortalecimento. É uma energia mais Yang, que fortalece nossa força de vontade, confiança, segurança e autoestima, ou seja, desenvolve nosso amor próprio. Amor pelo nosso corpo, ventre, ciclos e nossa essência. Assim como contribuirá para reduzir a timidez.


Aproveite e fortaleça-se! Medite todos os dias se possível.

Você pode experimentar cada pedra ou as que forem mais acessíveis para você. Segure em uma das mãos durante a meditação, ou próxima ao ventre e observe o que ela traz e agrega à sua meditação. É incrível perceber que cada cristal e gema tem sua força e assinatura pessoal. Não precisa ser uma pedra muito grande ou bruta, o importante é que seja fácil e que você se identifique com a energia dela. Geralmente, quando vamos comprar uma pedra, cristal ou gema, nós somos atraídas por aquela que tem a energia e vibração que mais precisamos. Então, abra-se para experimentá-las sem prender-se as qualidades e propriedades que encontramos descritas por aí. 

É experimentação. É individualização. É encontrar aquilo que complementa e potencializa o que falta. E agora? Vamos meditar?

1- Sente-se com a coluna ereta e de forma confortável.
2- Feche os olhos e assuma uma respiração consciente e nasal. Inspire pelas narinas em 1 tempo (ex. 4 segundos) e expire no dobro do tempo (ex. 8 segundos).
3- Deixe as palmas das mãos voltadas para cima sobre o colo, ou as pernas, e coloque o dorso da mão esquerda sobre a palma da mão direita. Sobre a mão esquerda deixe a pedra que você escolheu.
4- Mantenha-se em uma postura de observadora, tornando-se o mais presente possível. Observando a respiração, o corpo, o ventre e o cristal que escolheu. Observando sentimentos e pensamentos, deixando-se apenas ser envolvida por este momento.
5- Fique pelo menos 5 minutos e vá aumentando gradativamente conforme a prática for tornando-se confortável.

Boas práticas!

Ana Paula Malagueta

+ artigos

Professora de Yoga e Terapeuta Holística especializada em Mulheres, Gestantes e Pós-parto. Doula, Registered Bach Practitioner, Aromaterapeuta e Reikiana. Condutora do Devi Shala Círculo de Mulheres. Editora de conteúdo e texto do Yogaway.