por Equipe Horóscopo Virtual

O mito da Lua Negra

Lilith, também conhecido como Lua Negra, é um ponto astrológico muito importante que aparece no mapa astral de cada um, pois mostra um aspecto que você tem alguma insatisfação e que precisa ser trabalhado. Justamente por ser um aspecto de conotação negativa, que te faz sentir insatisfeito ou frustrado, Lilith também recebe o nome de Lua Negra.

Como muitas outras coisas na astrologia, a Lua Negra carrega consigo um mito sobre seu surgimento, chamado de “lenda de Lilith”. Para explicar o mito é preciso falar sobre um tempo bem distante do de agora, o tempo em que Adão era vivo.

Apesar de ter sido banida da versão bíblica da Igreja, nas escrituras hebraicas e no alfabeto Bem-Sira é possível encontrar Lilith como a primeira mulher da Terra e como companheira de Adão, o primeiro homem do planeta.

De acordo com a lenda, Lilith foi uma mulher criada de forma inferior ao homem, portanto deveria ser tratada com direitos inferiores. Porém, ao tentar exigir que seus direitos fossem iguais aos de Adão, foi expulsa do Paraíso.

Lilith era feita de pó negro e excrementos (sangue, que representava a menstruação, e saliva, representando o desejo carnal). Ela começou a se incomodar com sua inferioridade perante Adão, nos momentos em que ela deveria aceitar ser dominada por ele. Quando ela o questiona a respeito, Adão nega diminuir sua supremacia, pois entendia que o homem deveria ser superior à mulher em toda a existência.

Lilith se revolta e, ao sair Jardim do Éden, começa a viver às margens do Mar Vermelho, relacionando-se com demônios e, com isso, gerando outros, chamados Lillim. Nos tempos seguintes, Lilith é personificada como diversas deusas lunares, como Ihstar, Astarte e Isis, por exemplo, e, mais tarde, como bruxa, na Idade Média.

Além destas atribuições, Lilith é conhecida, em outros mitos, como a terceira pessoa em um relacionamento amoroso, como um demônio, ou ainda como rainha dos demônios e que incitava os homens a pecar.

Há diversos mitos que rodeiam Lilith. Para a astronomia, a Lua Negra representa o ponto da órbita lunar mais afastado à Terra. Para a astrologia, ela representa um ponto no mapa que precisa ser trabalhado, porque gera expectativa, insatisfação e frustração.

Muito provavelmente, em outras vidas, você deu muita importância à casa onde Lilith está agora, e por isso que é um assunto que gera tanta expectativa hoje. É preciso trabalhar esse sentimento em você, aprendendo a desapegar.

Apesar de todos os mitos a tratarem como algo ruim, e no mapa astrológico ela nos mostrar um ponto de insatisfação, Lilith pode ser encarada como algo positivo, uma vez que ela te mostra algo que pode ser revertido e, com isso, te possibilita uma nova evolução pessoal.


Artigo escrito por Giovanna Frugis da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.