por Valquiria Rita Geraldini

O que fazer quando as despedidas são necessárias?

E quando a gente menos espera, chega o momento de dizer adeus. É o familiar querido que morre, o casamento que termina, o amigo querido que some, o namoro que acaba, os filhos que saem de casa, o animal de estimação que tanto gostamos que vem a falecer, as mudanças de casa, de cidade, de país onde fomos tão felizes…

Quem nunca passou por alguma dessas situações? Acredito que ninguém nunca está preparado para dizer “adeus”, encerrando uma etapa e começando outra mas, se formos observar atentamente a natureza, chegaremos a conclusão que finais e recomeços fazem parte da vida. E aí entra o desapego: soltar, deixar ir, fluir, entregar, saber que tudo é passageiro. E, com certeza, quando o momento de dizer “adeus” chega podemos recorrer à Terapia Floral. 

Há várias essências florais que podem ajudar nesta ocasião. Entre elas está a essência “Honeysuckle” que pertence ao sistema Florais de Bach, criado pelo médico inglês Edward Bach. Esta essência é excelente para os saudosistas, auxiliando-os a viver o presente encorajando-os a seguir em frente e libertar-se do que já não existe mais. Contribui para que a saudade e a nostalgia seja transformada em deliciosas recordações que fazem parte das nossas vidas. Honeysuckle é excelente para situações de luto.

Uma outra essência floral é a “Walnut”, também do Sistema dos Florais de Bach. Esta essência floral é excelente para todos os períodos de transição da vida em que temos que aceitar as grandes mudanças ou para romper ligações do passado ou do presente. Walnut nos dá forças para recomeçar, seguindo em frente e realizando as mudanças necessárias.

As essências florais podem ser encontradas nas farmácias de homeopatia e manipulação, podendo ser utilizadas tomando 4 gotas 4 vezes ao dia. Não apresentam contraindicação e são recomendadas para pessoas de qualquer idade.
 

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.