por Equipe Horóscopo Virtual

O que um escapulário pode fazer por você

Seja como acessório ou enfeite, o escapulário guarda um grande significado de fé importante demais para ser desconhecido pela pessoa que o carrega.

O nome “escapulário” deriva da palavra “escapula”, termo que significa "armadura" e "proteção" em latim. Também remete às escápulas, um osso localizado perto dos ombros e que une todos os membros do tronco superior—, assim como as correntes do escapulário ligam duas imagens.

Origem do escapulário

A “Ordem Carmelita” era um grupo de homens adeptos à vida eremítica com o exclusivo intuito de seguir Jesus; receberam este título por ser reunirem no Monte Carmelo e ali construírem uma singela capela em homenagem a Nossa Senhora do Carmo. O local foi escolhido por já ter sido palco das ações do profeta Elias, que provou aos profetas de Baal que Deus era a verdadeira divindade de Israel.

Entretanto, os carmelitas passaram por diversas dificuldades no Monte Carmelo e precisaram se mudar para a Europa para dar continuidade a sua missão religiosa. Nestes tempos difíceis, um dos membros do grupo, São Simão Stock fez uma oração pedindo proteção a Nossa Senhora, recebendo um escapulário como amuleto de proteção a todos que precisassem.

Oração de São Simão

"Flor do Carmelo, vide florida.

Esplendor do Céu.

Virgem Mãe incomparável.

Doce Mãe, mas sempre Virgem,

Sede propícia aos carmelitas,

Ó Estrela do Mar."

Escapulário de Nossa Senhora

"Recebe, meu filho, este Escapulário da tua Ordem, como sinal distintivo da minha confraria e selo do privilégio que obtive para ti e para todos os Carmelitas. O que com ele morrer, não padecerá o fogo eterno. Este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas".

Assim, os carmelitas, um grupo antes não reconhecido pela Igreja, se tornaram uma das mais importantes ordens religiosas para os cristãos.

Como utilizar o escapulário

O escapulário deve ser utilizado como sinal de confiança e fé em Nossa Senhora e Jesus Cristo, como uma promessa de que ela sempre te protegerá e afastará os males que possam tentar lhe afligi-lo.

Existem duas graças que podem ser concedidas àquele que usa, de forma correta, o escapulário:

  • Primeira Graça: ser livre do fogo do inferno

  • Segunda Graça: ser liberto do Purgatório no primeiro sábado

Existem diferentes variações deste amuleto, adaptadas com imagens que têm valor para diferentes crenças espirituais. Alguns modelos de escapulário masculino são mais simples, voltados para homens discretos, assim como tipos de escapulário de ouro masculino, que trazem um toque elegante ao objeto de fé.

Usar o escapulário e ser agraciado pela proteção que ele oferece é um presente concedido por Deus. Entretanto, é preciso respeitar e ter compromisso com o valor deste objeto para alcançar as promessas relacionadas a ele.


Artigo escrito por Giovanna de Souza.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.