por Valquiria Rita Geraldini

O uso da Terapia Floral de forma preventiva

A utilização dos florais dentro de um contexto terapêutico tem como objetivo promover um estado de harmonia e equilíbrio, o que vai proporcionar ao indivíduo a capacidade de celebrar a vida, vivendo-a em sua plenitude.

O uso da Terapia Floral como tratamento é algo que a cada dia está sendo mais divulgado, porém o que muitas pessoas não sabem é que a Terapia Floral pode ser usada também de forma preventiva.

Como já dizia o ditado “Prevenir é melhor que remediar” e o uso da Terapia Floral de forma preventiva pode acontecer em diversas situações principalmente aquelas que não temos como escapar. Para exemplificar vou citar duas situações que o uso preventivo de florais pode ser de grande auxílio.

A primeira delas se refere a momentos importantes e ocasiões felizes da vida, como o dia do casamento, o dia da formatura e outras ocasiões solenes em que o nervosismo pode surgir. Nestas situações a fórmula Rescue Remedy pertencente ao Sistema dos Florais de Bach, criado pelo médico inglês Edward Bach, pode ser de grande auxílio. Rescue Remedy é uma combinação de cinco essências florais: Impatiens, Clematis, Rock Rose, Cherry Plum e Star of Bethlehem. Rescue Remedy vai restaurar o equilíbrio e a harmonia interior.

Uma outra situação que a Terapia Floral pode atuar de forma preventiva são as mudanças de todos os tipos tais como: de residência, de país, de emprego, de escola, entre outras.

Walnut é uma essência floral indicada para as pessoas que tem dificuldade para se adaptar às novas situações. Walnut auxiliará para que seja mais fácil a adaptação às mudanças da vida. Walnut pertence ao Sistema dos Florais de Bach, criados pelo médico inglês Edward Bach.

Ainda são muitas as situações que podemos usar as essências florais de forma preventiva:

  • Antes de ir ao dentista; 

  • Antes de passar por uma cirurgia, ir ao médico ou fazer exames médicos; 

  • Antes de uma entrevista; 

  • Antes da realização de provas, concursos e exames; 

  • Antes de reuniões, apresentações, palestras e defesas; 

  • Antes de um encontro que cause muito nervosismo e ansiedade; 

  • Antes de viagens; 

  • Entre outras.

Os florais não possuem contraindicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade inclusive bebês. Podem ainda ser usados como coadjuvantes com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente são utilizadas tomando-se 4 gotas, 4 vezes ao dia. 

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.