por Equipe Horóscopo Virtual

Os planetas e os signos

Quando os horóscopos de jornal não dizem mais coisas com tanto sentido assim e você descobre que existe algo muito maior do que isso que pode explicar muito sobre a sua personalidade, você se depara com a elaboração de um Mapa Astral. O problema é que, mesmo tendo sites que fazem o diagrama do mapa para você, ele parece meio complicado e cheio de símbolos. Este texto é para te ajudar a entender melhor a como interpretar o seu mapa.

Um mapa astral é um diagrama que mostra o posicionamento dos planetas do sistema solar e qual energia (signo) eles estavam indicando no momento do seu nascimento. A partir dessas informações, conseguimos analisar a sua personalidade de acordo com o que representa cada planeta em seu mapa.

O que no senso comum chamamos de signo significa na verdade em qual signo o Sol estava em seu Mapa Astral no momento do seu nascimento. Por signo, vamos interpretar uma energia ou um traço de personalidade. Por exemplo, Áries é um signo que representa um traço de personalidade mais impulsivo, Touro mais calmo e trabalhador, Gêmeos mais comunicativo e assim por diante. Já os planetas podemos dizer que representam traços comportamentais e, combinados com a energia dos signos, conseguimos identificar diversos aspectos da personalidade e assim utilizarmos isso em benefício do autoconhecimento.

Agora vamos descobrir o que significa cada um dos planetas no Mapa Astral:

Sol

Representa o que você tem de melhor e como se expõe aos outros. Qual energia você mais tem domínio e habilidade. O que você mais tem potencial de utilizar a seu favor na sua vida e o que procura mostrar ao mundo. Exemplo: alguém com sol em Gêmeos tem um potencial de utilizar a comunicação a seu favor e normalmente gosta de se mostrar como alguém comunicativo ao mundo.

Lua

É como você se sente no seu íntimo. Se o sol indica como você se mostra ao mundo, a lua mostra como você é no seu íntimo. Quando está sozinho ou num ambiente mais privado, mais seu. Exemplo: alguém com lua em Câncer sente no seu íntimo uma preocupação com os sentimentos e as emoções dos outros.

Mercúrio

Representa a comunicação e a inteligência emocional. Como você se comunica e lida com os sentimentos dos outros a seu redor? A resposta está no posicionamento de Mercúrio em seu Mapa Astral. Exemplo: Mercúrio em Aquário representa uma pessoa que se comunica de forma criativa com o mundo, busca quebrar padrões com os seus pensamentos e ideias e sabe lidar com as emoções dos outros a seu redor de forma incomum e criativa.

Vênus

É o planeta dos relacionamentos e das emoções. Representa a forma como nos animamos e o que nos atrai nas pessoas e no mundo. Exemplo: Vênus em Virgem é uma combinação que faz a pessoa gostar e se sentir atraída (principalmente para relacionamentos) por pessoas mais metódicas e comportadas.

Marte

É o planeta que mostra como você gasta energia, seja no dia a dia, em esportes ou no sexo. Tudo no que você gasta energia tem a indicação desse planeta no seu mapa. Exemplo: Marte em Peixes gasta energia de forma sensível e emocional. Uma pessoa com essa combinação no mapa vai colocar emoção em tudo aquilo que está gastando energia.

Júpiter

Representa o que te facilita. Qual energia você tem facilidade de utilizar em sua vida. Exemplo: uma pessoa com Júpiter em Áries em seu Mapa Astral tem muita facilidade em tomar iniciativa de forma que é extremamente natural para ela ter atitude e impulso.

Saturno

É o planeta limitador. Ele indica quais são as dificuldades e os obstáculos que você deve superar na vida para evoluir como pessoa. Exemplo: Saturno em Libra representa dificuldades para estabelecer diplomacia e harmonia com os outros. A pessoa com essa combinação precisará superar essa dificuldade para crescer como pessoa.

Esses são os sete planetas principais a serem analisados num Mapa Astral, além deles temos os planetas considerados “transcendentais” que são: Urano, Netuno e Plutão. Esses planetas, por terem o tempo de rotação em torno do Sol que levam anos terrestres para completar uma volta toda, estão mais ligados a características de toda uma geração (e não tanto a características de personalidade individual). Urano está ligado a criatividade e ao senso coletivo, Netuno com espiritualidade e transcendência e Plutão com o inconsciente e as emoções profundas.

Com essas explicações sobre os planetas, você já pode analisar o seu Mapa Astral e o de outras pessoas e perceber como a personalidade está indicada na combinação de planetas e signos. Dessa forma, percebemos que para entender como é a personalidade de uma pessoa não adianta apenas saber o “signo” (posição do Sol no mapa), mas sim deve ser analisado o posicionamento de todos os planetas que lá estão. Boa sorte e boa diversão nas análises!


Texto escrito por Ricardo Sturk.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.