por Hellen Reis Mourao

Princesas Disney e os signos

As heroínas dos contos de fadas são modelos arquetípicos para o ego. Elas mostram formas de comportamento diante das adversidades que servem para nos mostrar um caminho a ser seguido.

Nosso signo solar também é uma imagem arquetípica que mostra a nossa essência mais profunda e a nossa missão no planeta. Por essa razão associar os signos solares com as princesas mais famosas dos contos de fadas pode auxiliar um pouco mais na compreensão de nossa jornada.

Ao ver o seu signo abaixo, medite sobre a princesa a ele associado. Leia a história dela, busque a lição por ela trazida para o seu dia a dia. 
Você pode fazer o mesmo para o signo ascendente e lunar.

Boa jornada heróica!


Áries: Mulan

 

As mulheres de Áries são lideres natas. Impulsivas e determinadas, elas precisam sempre de um desafio. São extremamente ativas e possuem muita energia mental e física. Pioneira, ela não se submete a padrões impostos pela sociedade. Intensa, fogosa e independente. Ela entrara em um relacionamento apenas se puder manter sua liberdade e independência. Ela busca um parceiro e não em quem se apoiar. Por isso o homem precisa ser forte e lhe dar orgulho, se for fraco ela enjoará facilmente. 
A ariana precisa de uma causa para lutar e é muito honesta em relação ao que sente e age de forma bastante direta. Ela não suporta manipulação! 
Ela luta com unhas e dentes por quem ela ama de forma vigorosa. E respeita aqueles que gostam de um debate honesto. 
Mudanças, sonhos e desafios são o que move a ariana e por isso ela pode ser associada a guerreira Mulan.
Ela luta por uma causa: A de ajudar o seu pai!
Ela não tem desejo de ser como as outras mulheres. Ela quer ir para a guerra, coisa de Marte planeta regente de Áries.
Seus sentimentos são intensos como o da ariana e ela não se submete aos ditames da sociedade. Ela tem força de vontade, personalidade marcante e espírito livre. Ela adora aventuras e é estrategista. 
Se você tem o Sol, Ascendente ou Lua em Áries observe como Mulan coloca toda a sua intensidade e força em uma causa. Ela é fiel aos seus sentimentos e coloca a sua energia para lutar por algo construtivo e não lutar por lutar. Meditar sobre essa princesa vai ajudar a ariana a descobrir qual é o seu propósito como guerreira e líder. 


Touro: Aurora

 

A mulher de Touro é gentil, feminina, paciente, sensual, teimosa, mas com muita sabedoria. Muitas gostam de se vestir com roupas caras de marca, pois elas têm senso de bom gosto. Muitas podem ser consideradas mimadas, preguiçosas, preocupadas apenas com a aparência, no entanto elas têm orgulho de serem bonitas e elegantes. 
Outras taurinas podem se voltar para a Terra, se voltando para a natureza, buscando alimentos orgânicos sem agrotóxicos. Ela se assemelha a lâmina do Tarot, A Imperatriz, ou seja, a Mãe Terra, que sabe o momento certo das coisas acontecerem. Elas são muito tenazes, leais e adoram uma rotina. 
Ela possui um grande senso de responsabilidade, promete o que cumpre e espera o mesmo do outro. Ela pode ser bastante artística e criativa. É voltada para a vida e para tudo o que é bom, gostoso. 
Ela é delicada, gentil e às vezes pode ser um pouco manipuladora, utilizando sua doçura para alcançar algo. Mas ela também é prática e com os pés bem fincados no chão.
A Princesa que associei a esse signo foi Aurora, A Bela Adormecida. Aurora foi criada ao redor do luxo, é linda, doce e gentil. Seus pais lhe deram uma festa luxuosa quando nasceu (luxo e fartura estão associados a Touro), foram chamadas as fadas para esse evento, que no original dos Grimm, eram chamadas de mulheres sabias que conheciam o segredo da natureza (Touro).
Além disso, ela constela a Malévola, que busca a vingança por ter sido esquecida (típico do signo oposto a Touro: Escorpião). Ela passa cem anos dormindo e somente ao final desse tempo é que acorda para se casar com o príncipe. Ou seja, Aurora ensina, assim como o signo de Touro, que existe o momento certo para tudo, e que muitas vezes precisamos aprender a esperar as coisas amadurecerem, para então agir. Se você tem o Sol, Ascendente ou Lua em Touro, leia o conto A Bela Adormecida e assista o filme, percebendo em que momentos se deve deixar as coisas amadurecerem e crescerem por si só e quando se deve sair do marasmo e agir.


Gêmeos: Alice

 

Esse signo é o constante movimento! A mulher de Gêmeos vive a ter ideias e se entedia com pessoas que não são estimulantes. Como é um ser mutável, ora ela pode ser dócil e amável, ora agressiva e esquiva.
Curiosa, observadora e distraída. Ela gosta de novidades, mas também adora voltar para o que é conhecido. Inquieta e não se adapta a rotina, por isso precisa de múltiplas atividades. Geralmente pode ter dois empregos. Adora ler, escrever e discutir assuntos (mesmo que não entenda o que está em pauta). Ela precisa se comunicar, e por isso se não tiver uma atividade voltada a isso, pode se tornar fofoqueira.
Ela tem muita dificuldade em compreender seus próprios sentimentos, por isso se mantém em constante movimento para que não precise enfrentar seus sentimentos mais profundos.
Compromissos e responsabilidade também são difíceis para esse signo do ar. Ela precisa de liberdade e muitos contatos sociais. 
Ela pode ser romântica, mas de uma forma mais idealista, pois vive no mundo da fantasia. Seu romantismo pode ser expresso pela poesia, com muito refinamento. No amor, gosta de muita conversa e bom humor. Por ser mutável, ela sempre surpreende quem está ao seu redor.
A mulher de Gêmeos é uma típica borboleta: suave, aérea, bela e livre.  Alice é um ótimo exemplo de geminiana: curiosa, inquieta, intuitiva. Ela é dúbia e se divide entre querer o novo e o inusitado, e o voltar para o velho para contar o que viu. Ela tem uma mente muito fértil e adora ler. Distraída, ela nem percebe que dormiu em meio as suas fantasias.
As geminianas podem aprender com o conto Alice no Pais das Maravilhas a colocar toda a sua imaginação no papel. E também podem aprender a entrar em seu mundo interno e se conhecer um pouco mais, para que sua inteligência e curiosidade saiam da superficialidade. Alice ensina que Gêmeos deve perder o medo de seus sentimentos mais profundos e que esses devem ser encarados e colocados para fora de forma poética.
O mesmo vale para a Lua e o Ascendente em Gêmeos.


Câncer: Rapunzel

 

A mulher de Câncer possui dois lados: ela é Mãe e também eterna menina. Ela é altamente intuitiva e pode alternar entre a amorosidade e a crueldade.  Suave, etérea, infantil, imprevisível, cheia de mistérios, mas muito esperta. Ela é criativa e tem uma imaginação maravilhosa. 
São românticas e sonhadoras. No entanto, não caia no erro de pensar que ela é domesticável. O fato de ela gostar de crianças não significa que ela queira ter filhos, ou que ela te tratará de forma maternal.
Existe um lado das cancerianas pouco comentado: elas são ambiciosas, impulsivas, vivas e capazes de liderar. Muitas gerenciam empresas e abrem seu próprio negócio. É claro que elas têm um dom de serem amorosas e de apoiar aqueles que ela ama. Contudo, ela também é selvagem, forte, temperamental e mutável como a Lua (sua regente).
Elas podem ser tão ambiciosas quanto uma capricorniana e tão agressivas quanto uma ariana.
A mulher de Câncer precisa criar: seja filhos, ou algo criativo. Elas são ótimas professoras, terapeutas e relações públicas. Sua empatia e capacidade de acolher as tornam ótimas na compreensão do sentimento do outro. Ela também é muito artística e criativa, e se sobressai nessas áreas. Ela precisa dar forma a sua intensa imaginação criativa.
Ela não gosta que invadam sua privacidade e a defende com unhas e dentes. A Rapunzel tem muitas características cancerianas: é criativa, impulsiva, sonhadora, mas principalmente ela é presa na mãe! Típico dos cancerianos. Cancerianos podem levar uma vida toda para se libertarem de seus complexos maternos. Vejam como ela se sente culpada ao tentar seguir seus sonhos. Ela também é bastante família, outra característica canceriana.  O conto de fadas Rapunzel e o filme da Disney, apontam saídas para a resolução do complexo materno que aprisiona o canceriano. Após resolver suas questões com a mãe, Rapunzel pôde exercer seus dons criativos com liberdade. Vejam como Rapunzel se tornou uma rainha amável e bastante empática com o povo.


Leão: Jasmine

 

Símbolo da realeza, a leonina espera ser tratada com rainha. Por trás de manifestações socialmente aceitáveis de altruísmo estará o desejo de ser reconhecida. Ela faz questão de que todos saibam o quanto ela se sacrifica e como ela é especial ao se doar para quem ama, e ela espera que você retribua a altura. 
Intensamente individualista, é uma causadora de problemas e atrai fofocas como a vela atrai mariposas. Porque ela faz questão de mostrar o que tem e de se mostrar mais exuberante que qualquer um. Ela nasceu para causar! As convenções sociais são verdadeiras jaulas para ela. Mas ela é criativa, capaz de gerenciar e com habilidade para relações públicas. Mas sempre precisando de uma plateia que aplauda sua capacidade e talento.
Ela é orgulhosa e precisa de reconhecimento todo o tempo. Dinâmica, fogosa e enérgica. Se não for reconhecida pode até desenvolver hipocondria. 
No trabalho detestam responder a terceiros e são altamente competitivas. São inquestionavelmente lideres. Ela gosta de ter um séquito de amigos que busquem seus conselhos e ajuda. 
Generosa e forte, mas ao mesmo tempo em sua sombra, não gosta de competir de igual para igual. Muitas podem desenvolver um medo de parceiros fortes e ficarem com homens fracos, pois sentem pavor de serem dominadas. Essa pode ser uma armadilha terrível, pois ela tomará as rédeas da situação e culpará o parceiro por não lhe apoiar. 
Ela deve trabalhar o seu orgulho e se deixar ser ajudada. É importante que ela coloque sua energia em algo criativo em que possa brilhar para que as qualidades de generosidade e lealdade apareçam. A Princesa Jasmine aparece no filme Aladdim. Apesar de não ser a protagonista ela rouba os holofotes (algo típico leonino). Ela é sedutora, fogosa e não aceita ser mandada por ninguém. 
Vaidosa, leal ao seu coração. Ela lembra bem uma característica leonina: ser sequiosa de amor! É uma líder nata, que não fica submissa a ninguém, sendo inclusive parceira do amado em suas aventuras. Para quem tem Sol, Lua e Ascendente em Leão, é bem legal observar como Jasmine brilha sem fazer esforço e como ela é generosa e leal com seu amado, sendo inclusive a fonte de inspiração e a força de Aladdim para seu crescimento. 


Virgem: Cinderela

 

A mulher de Virgem é mal compreendida. Tida como alguém que adora limpeza, na verdade seu dom aparece na inteligência e capacidade de organização. Elas gostam sim de um ambiente organizado e bonito, mas ela é extremamente perspicaz em relação as pessoas. 
Em seu lado sombrio pode ser extremamente crítica e ser profundamente autossuficiente. Existe um lado da virginiana que permanece intocado e que ela recusa veementemente em compartilhar.
Ela tem ideias próprias e opiniões, e adoram se comunicar (são regidas por Mercúrio). O único problema é a tendência delas de acharem que sabem mais que os outros, pois como são apegadas aos detalhes costumam ir a fundo nas informações.
Seu lado Terra as faz serem ligadas a natureza e a cura por meio dela. Muitas adoram trabalhos artesanais e manuais. Mas sua necessidade mais intrínseca é a de se sentir útil, por isso buscam profissões onde possam auxiliar as pessoas.
Elas possuem uma frieza aparente e são pouco espontâneas. Seu amor se revela em coisas úteis e práticas que fazem pelos seres amados. Ela demora para demonstrar suas emoções mais intensas, pois demora para confiar em alguém. Misteriosa, inacessível, realista, eficiente, gosta de se sentir útil e necessária são qualidades virginianas que se aproximam de Cinderela.
Essa princesa é organizada, pratica e possui uma característica bastante virginiana: ela trabalha atrás dos holofotes. O príncipe precisa procurá-la incansavelmente, pois ela não é facilmente acessível e é bastante exigente, fazendo com que o amado prove o seu valor e que está disposto a respeitá-la e a amá-la.
Ela é inteligente ao lidar com o príncipe, sempre mantendo uma aura de mistério e simplicidade. Cinderela é um ótimo conto para as virginianas, e para quem tem Lua e Ascendente nesse signo.


Libra: Bela
(A Bela e a Fera)

 

Libra ama a beleza, a gentileza, o estilo e a elegância. Mas cuidado ao associá-la a superficialidade! Librianas podem ser muito intelectuais. Algumas librianas encontram a beleza em suas ideias, mesmo possuindo uma aparência bonita e agradável. 
Elas possuem tato, diplomacia e sim, possuem uma intelectualidade intensa e amor pelo conhecimento teórico (afinal de contas são do elemento ar). 
Ela adora trabalhar em grupos e detesta ficar sozinha. Sabe passar e estruturar conhecimento com graça e sofisticação. E também ama um salão de beleza e roupas de marca.
Por ser um signo de ar, existe uma propensão a reprimir suas emoções. E apesar da sua amabilidade e doçura aparentes ela racionaliza bastante sobre emoções e instintos. Isso faz com que tenha dificuldade em relacionamentos mais íntimos, o que a deixa desconcertada, pois o que ela mais anseia é a relação. Libra é o signo do outro, da associação e do casamento. Mas ela é muito romântica por outro lado. Adora um buquê de flores e belas palavras. Todas essas características a aproximam de Bela (A Bela e a Fera).
Bela é uma leitora voraz, admira a intelectualidade da Fera e é bastante cortês e diplomática. O conto e o filme Bela e a Fera mostram como a libriana pode desenvolver um amor genuíno e uma parceria alem das aparências.
Ela aprende a amar de forma profunda e não apenas pela beleza exterior. E ela possui uma capacidade imensa de transformação, por meio de sua simpatia e diplomacia, daquilo que é feio. Ela vai viver com a Fera por causa de uma rosa. A rosa é um símbolo de Vênus, o planeta regente de Libra. Por isso, A Bela e a Fera é indicado para quem tem Sol, Lua e Ascendente em Libra.


Escorpião: Malévola

 

Escorpião é o signo da profundidade, do segredo e da vontade. A escorpiana não abaixa a cabeça para ninguém, a não ser que seja para alcançar um fim.  
O amor para ela é um encontro de almas, transformador e profundo. 
Ela conhece a obscuridade humana e o submundo da alma. Por isso, não tolera hipocrisia, traição e covardia.
Ela é extremamente forte!
E possui uma lealdade e força de vontade sem iguais.
Por essa razão a traição é algo que a deixa enfurecida, a ponto de ir para a vingança. Mas ela é capaz de sacrificar a si próprio por algo que ela acredita e acha justo. 
Os sentimentos de escorpião são profundos e intensos com um desejo de se fundir no outro. 
Ela é uma guerreira, lutadora e com uma profunda capacidade de renovação.
Em seu lado sombrio pode ser muito destrutiva e fria. Todas essas características a aproximam de Malévola.Ela pode não ser uma princesa, mas reúne todos os atributos de escorpião (e escorpião não se identifica mesmo com o papel de princesa).
Malévola é vilã e heroína ao mesmo tempo. Ela ama com a alma e quando é traída sai em retaliação. Ela é forte, poderosa e não abaixa a cabeça nem para o rei.
O filme Malévola traz um aprendizado profundo para quem tem Sol, Lua e Ascendente em Escorpião. A capacidade de renascer e amar sem medo.


Sagitário: Merida

 

Sagitário é o símbolo da liberdade. Inquieta, sedenta de experiências e louca para explorar a vida, assim é a sagitariana.
Detesta a rotina e as tarefas domésticas. Ela precisa de espaço, viagens e novas oportunidades. Adora festas, diversões e uma causa que ajude no bem-estar e evolução da humanidade. 
Divertida e cheia de convicções, ela também possui um lado espiritual aflorado. Ela adora religiões, esoterismo, mitologias. 
O lado ruim delas é que são sempre cheias de opiniões: para os outros e não para si mesmas! O que a transforma em uma hipócrita de mão cheia. 
Elas também têm sérios problemas com sua falta de tato. Diz o que pensa e não se da conta do estrago que causou. Além disso, pode viver buscando um futuro e esquecer o presente.
No entanto, é uma mulher com uma profunda intuição, que quando aceita a limitação da realidade humana podem fazer um belo trabalho. É uma mulher comunicativa e que se interessa por pessoas inteligentes e de bom papo.
Por ser do elemento fogo a paixão a move. Ela precisa estar apaixonada, seja por alguém ou por uma causa, pois é apaixonada pela vida. 
Otimista e com fé no futuro e na bondade humana ela se assemelha a princesa Merida. 
Merida é uma princesa longe dos padrões: não quer se casar e quer viver andando a cavalo e caçando com seu arco e flecha. É divertida e bastante desastrada. Características sagitarianas. Além disso, cavalo e arco e flecha são símbolos do Sagitário.
Merida mostra toda a força da liberdade sagitariana e a transformação de sua personalidade em alguém mais responsável e maduro.
Sagitarianos podem ser irresponsáveis, por isso precisam trabalhar o compromisso com algo que lhes inspire. Quem tem Sol, ou Lua ou Ascendente em Sagitário pode se sentir inspirado com Merida.


Capricórnio: Tiana

 

A capricorniana é uma mulher sutil, perspicaz e esperta. Veste-se bem e com bom gosto. Inteligente e ambiciosa, ela galga os degraus do sucesso com trabalho árduo, persistente e determinado.
Não confronta o poder diretamente, usando a finura, a diplomacia e às vezes o sarcasmo. 
Ela pode parecer frágil, mas é feita de aço inoxidável. Realista, prática e por vezes melancolia e depressiva.
Ela gosta de administrar algo e é voltada para sua carreira. Mas o que ela deseja realmente é o poder!
Não da forma retumbante como Leão, mas de forma ordenada, calculada e metódica. 
O lado sombra é que muitas fazem o gênero “filhinha do papai”, que precisa ser adorada e cuidada pelo amado, e assim ela pode agir irresponsavelmente. Outras podem ser muito tiranas e controladoras, evitando assim ser humilhadas. 
Mas o que ela quer no fundo, é saber ficar de pé sozinha e com confiança na vida.
Essas características se aproximam de Tiana (A princesa e o sapo). Tiana não é princesa de nascimento. Ela é ambiciosa e precisa trabalhar duro para alcançar seu sonho.
Um tanto cínica, e com pouca fé nas pessoas, ela passa por uma jornada de transformação para que possa confiar e aceitar ajuda das pessoas.
Ela também é muito apegada ao pai, como muitas capricornianas. E isso às vezes é um empecilho para ela, pois imagina que nenhum homem está a altura dele.
Quem tem Sol, Lua ou Ascendente em Capricórnio pode aprender muito com essa princesa.


Aquário: Elsa

 

Força, idealismo, independência, originalidade de pensamento são qualidades aquarianas. Aquarianas não são voltadas ao lar, mas estão sempre voltadas para atividades intelectuais e para o bem-estar do mundo. Ideias de longo alcance e preocupação com os outros são suas principais qualidades. Como é lógica e intuitiva adora uma tecnologia. E como não se encaixam em padrões femininos adoram lutar pelos direitos das mulheres. Elas são reformistas e revolucionárias, e assim como suas amigas do elemento ar tem dificuldade com as emoções. 
São extremamente inflexíveis, parecendo a Grande Muralha da China quando se trata de colocar as suas ideias. Aliás elas não mudam nunca de ideia. Sendo mais teimosas que as taurinas.
Outro lado bem chato de Aquário é a síndrome de "não queira me amarrar!". Além do lado incompreendido que os nativos desse signo possuem.
Muitos possuem um sentimento de superioridade irritante, se sentindo aquém da humanidade.
Imprevisível, retraída, sem tato, abrupta, teimosa, distraída e com uma dedicação absolutamente inflexível aos seus princípios abstratos (que só ela vê). No entanto, se a aquariana desce do seu pedestal e entra em contato com seus sentimentos, pode se tornar mais humana e assim se tornar uma revolucionária com um grande coração. 
Todas essas características a aproximam da princesa Elza de Frozen. Elza tem um dom na qual a transforma em uma incompreendida (característica marcante de Aquário). Ela também é uma rebelde sem causa, que com o tempo vai amadurecendo e percebendo que não é tão diferente dos outros. O gelo é um símbolo bem interessante, pois mostra o lado “gelado” do signo.
Somente com o amor pela irmã Anna (que é generosa e calorosa, parecendo uma leonina), ela “descongela” e aceita descer do seu castelo. Transformando-se em uma verdadeira rainha.
Essa animação serve não apenas para quem tem Sol em Aquário, mas para a Lua e Ascendente nesse signo.


Peixes: Ariel

 

Mistério, doçura, compaixão, charme. A pisciana se assemelha a típica princesa de contos de fadas: linda e graciosa, espera pelo resgate de seu salvador, para honrá-la e protegê-la. Ou seja, ela é extremamente romântica. Ela parece um ser frágil e que precisa de proteção. Transmitindo um ar de que está sempre em formação.
Devoção e suavidade são partes de sua personalidade. No entanto, não se engane, piscianas sabem ser bastante escorregadias e possuem uma capacidade incrível de sobrevivência. Como são muito vulneráveis podem se esconder atrás de uma fachada racional e se agarrar a fatos e conceitos. Como um Peixe ela é difícil de ser agarrada e a sua alma é um mistério. Ela pode abandonar tudo se estiver se sentindo triste. Ou pode permanecer fisicamente presente, mas emocionalmente ausente.
Romântica, poética e sonhadora. Ela espera carinho e proteção. Mas não espere retribuição. O amor para Peixes é fantasioso, etéreo. A compaixão típica do signo não é voltada para o outro, mas para seu mundo de fantasias. 
Por essa razão quando a fantasia acaba o parceiro pode ser abandonado a qualquer momento e sentirá a frieza do signo, pois aquele amor era para o príncipe ilusório. Ela também é artística e teatral. Ela gosta de sofrer e se sacrificar. 
Intuitiva e mediúnica pode se voltar para trabalhos que envolvam a alma humana. Ao amadurecer ela pode desenvolver a verdadeira compaixão e sabedoria, se tornando uma fonte de sábios conselhos e de cura da alma. 
Essas características se aproximam de Ariel, a Pequena Sereia. Sonhadora, romântica, guiada pelo sonho, Ariel está sempre olhando para possíveis novos horizontes e sonha com um amor irreal. No conto original a sereia não tem um final feliz, mostrando que as fantasias irreais podem também nos destruir. A lição de Ariel é a de que a pisciana deve sair desse estado de fantasia, mesmo que seja doloroso.
Para a pisciana é muito fácil e confortável viver constantemente “no mar”, pois ela tem uma ligação muito forte com o inconsciente e com as emoções. Por essa razão Ariel mostra caminhos para quem tem Sol, Lua ou Ascendente em Peixes.

Hellen Reis Mourao

+ artigos

Analista junguiana. Formada em psicanálise e psicologia analítica. Especializada em Mitologia e Contos de Fadas. Atendimentos em psicoterapia.