por Equipe Conversion

4 passos para organizar seu casamento

Finalmente você está noiva, chegou aquele momento delicioso de realizar o grande sonho de se casar. Após o pedido e o esperado “sim”, é preciso organizar cada detalhe. Mas, por onde começar?

Assim como muitas mulheres, a recém noiva Natalie Kuperchmit não fazia ideia de como organizar tudo. “A primeira coisa que eu pensei foi: por onde começar? Não tinha ideia do que fazer primeiro, se começar a ver as coisas de uma só vez ou sentar e pensar com calma no que seria possível realizar em termos financeiros. Fiquei perdida”, contou ela.
 
Para ajudar as noivas de plantão, trouxemos quatro passos fundamentais para organizar o casamento!

 

1. Escolha a data e o local

Esse foi o primeiro passo que Natalie escolheu dar. “Decidi começar escolhendo um lugar e já reservá-lo para uma certa data. Acho que isso já é meio caminho andado”, disse a noiva. A escolha de Natalie foi muito prudente, pois só é possível saber qual o prazo que se tem para a organização a partir do momento em que a data está marcada. A partir daí você poderá se planejar com prazos concretos, e também poderá informar seus convidados, principalmente os padrinhos, para que também se programem.

2. Tenha em mente o seu orçamento

Definir o orçamento disponível para a cerimônia é um passo anterior a qualquer outro que você queira dar na organização. Não dá para escolher o buffet, a decoração e o vestido se você não sabe qual o “teto” de seus gastos. Também não dá para começar uma nova vida a dois carregando dívidas, por isso é fundamental que o orçamento seja preciso para não deixar débitos. Conte sempre com a colaboração da família, já que este é o momento de levantar todo tipo de ajuda.

3. Prepare um checklist

Depois do orçamento pronto, é hora de listar tudo aquilo que você precisa correr atrás. Tente dividir seu checklist em categorias como presença (vestido, maquiagem, cabelos, transporte da noiva); convidados (lista de convidados, buffet, convites); espaço (decoração, música, recepção, fotógrafos); lua de mel (detalhes da viagem como hotel, destino, passagens aéreas). Para Natalie, a parte mais difícil desta etapa foi a escolha dos convidados: “Dá vontade de chamar todo mundo, mas nunca é possível”. Já para a lista de presentes, alguns sites facilitam todo o processo, já que cuidam de todos os itens e permitem aos convidados depositar o valor do presente sem ao menos sair de casa.

4. Agenda da noiva

Depois de tudo listado, é preciso agendar cada ação. Defina os prazos de cada um dos itens citados acima, e organize-se dia após dia. Por exemplo: dia 02 - fazer orçamento do enxoval, dia 03 - fazer vistoria do salão da festa, e assim por diante. Desta forma você terá tudo sobre controle, e evitará qualquer tipo de ansiedade desnecessária. Lembre-se também de deixar alguns dias reservados para descansar, pois este período pode ser bastante estressante, e você merece, acima de tudo, aproveitar um dos momentos mais especiais de sua vida.

Equipe Conversion

+ artigos

Conversion é uma empresa de SEO (search engine optimization) que produz conteúdo sobre diversos temas e conta com mais de 35 colaboradores.