por Giovanna Sapienza

Reformulando seus conceitos para 2015

Pois é pessoal, o ano passou, 2014 ficou para trás e todos já estão refletindo a respeito das metas e objetivos para 2015. Antes de projetarmos este novo momento de nossas vidas é muito importante analisarmos as lições e sentimentos que este ano, que está findando, nos proporcionou. Todos nós de alguma maneira passamos por problemas, dificuldades, medos e decepções. Enfrentamos situações complicadas, superamos limitações, reformulamos conceitos e sentimentos, enfim crescemos. 
 
Meu objetivo com esta proposta é que você utilize algum tempo do seu dia para analisar todas as coisas que passou, todos os aprendizados que teve e as experiências que angariou ao longo deste ano. Não deixe que ele passe em branco. Esta tarefa pode até parecer desnecessária, afinal tudo isso já passou, mas na verdade esta ação te auxilia a  dar mais valor as suas conquistas e te direciona a reconhecer todas as coisas que você já construiu.
 
Infelizmente estamos nos desenvolvendo em uma sociedade que cada vez menos nos direciona à analises e autoavaliações. Estamos sempre pensando no futuro, projetando novos objetivos e nos esquecemos, quase que instantaneamente, de todas as dificuldades e superações que alcançamos ao longo de todo processo. Este comportamento nos leva a falta de valorização e reconhecimento de nossos potenciais, estamos constantemente querendo alcançar e nunca olhamos para o caminho já percorrido.
 
2015, novas ações
 
Antes de encher a sua lista com novas metas cansativas e objetivos complicados para este novo ano, faça uma lista paralela com todas as coisas que você conseguiu conquistar em 2014. Enumere todas as coisas boas que lhe ocorreram, os resultados e reconhecimentos angariados ao longo do ano e todas as atividades que você obteve sucesso. Não esqueça principalmente de fazer o checklist das suas metas escritas no final de 2013/início de 2014.
 
 
Valorize as pequenas coisas
 
Quero, acima de tudo, que você compreenda que a conquista nem sempre é o ponto mais importante da vida. Quando falamos de espiritualidade e desenvolvimento humano, o principal está justamente no processo e todo aprendizado que aquela situação lhe proporcionou. E não pense você que este aprendizado está limitado ao campo espiritual/religioso, ele está relacionado com todas as áreas da sua vida, desde os relacionamentos, vida profissional, familiar, etc.
 
Reformule seus conceitos sobre aprendizado, vida, amor, fraternidade, religiosidade e missão. Esteja aberto às novas oportunidades que a vida pode lhe oferecer neste ano que está entrando, não queira que as coisas saiam exatamente da forma que você planejou. Meu amigo, quer você queira quer não, a verdade é que não temos o controle de absolutamente nada. Muitas vezes temos até dificuldades em nos controlar, imagine em controlar os fatores externos a você?
  
Não crie expectativas, aproveite o movimento que a vida lhe apresenta. Faça o seu melhor sim, persista nas coisas que te fazem bem, não desista dos seus sonhos, mas deixe que a vida e as situações continuem a correr. Você não pode impedir o movimento do rio. E lembre-se, este é apenas um caminho, existem várias outras possibilidades e oportunidades espalhadas pelo globo.
 
Aproveite!

Giovanna Sapienza

+ artigos

Terapeuta Holística, Jornalista e espiritualista, fundadora do projeto Saber Pleno. Amante de arte, comunicação e natureza, já estuda espiritualidade e novos caminhos para saúde e bem estar há 5 anos. Acredita muito nas relações pessoais, nos processos energéticos e nos bons sentimentos como caminho para uma vida feliz.

Frase de cabeceira: “A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.”