por Marcos de Paula

Repense enquanto é tempo

Sim, repense enquanto é tempo sobre pessoas que não se permitem verdadeiramente olhar para frente, que fazem de tudo para focar somente num retrovisor que muitas vezes está sujo e embaçado de coisas que já deveriam ter ficado para trás, como sombras e caminhos tortuosos e esburacados que só fizeram perder tempo em detrimento de uma rota mais segura e confiável que nos permitisse caminhar mais positivamente e em comunhão.

Sim, repense enquanto é tempo sobre pessoas que não assumem a responsabilidade pela sua própria felicidade, que transferem aos outros os seus recalques e limitações, que não se mobilizam nem mesmo a seu próprio favor, estabelecendo assim uma transferência de culpas e até mesmo vitimizações, imaginando, com isso, gerarem atenção, pena e acolhimento de maneira natural... Grande engano. 

"Nunca é alto o preço a pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo. 

Friedrich Nietzsche

Sim, repense enquanto é tempo sobre pessoas que não se reconhecem capazes e nem fazem esforços de superar seus desafios, suas angústias, sua mazelas e suas neuroses, pois adotam comportamentos muitas vezes repletos de efeitos especiais, como por exemplo, os discursos dissimulados e inconsistentes, numa clara demonstração de iludir o outro, mas que na verdade está se enganando cada vez mais.

Sim, repense enquanto é tempo sobre pessoas que fazem de tudo por coisas, que se distanciam dia a dia da essência do que é verdadeiramente ser humano, como numa busca frenética pelo ter mais e mais sem se preocupar com o quem (você ou o $) atende quem, como se isso fosse capaz de compensar os vazios e empobrecimento de algumas vidas que já desistiram de si próprias e nem perceberam.

Marcos de Paula

+ artigos

Marcos D. de Paula é psicanalista, atendendo adolescentes e adultos na zona sul de São Paulo. Participa também do grupo Big Riso, voluntários que se vestem de palhaços e visitam hospitais do Grande ABC e de São Paulo, levando alegria e descontração, dentro de uma perspectiva de humanização hospitalar.