por Erickson Rosa

Como se motivar quando tudo dá errado

Ter sucesso em nossos planos, em nossos objetivos, ter nossos sonhos realizados. Quando essas coisas acontecem e tornam-se reais em nossa vida ficamos facilmente motivados.  Sentimos que podemos alcançar qualquer objetivo, seja ele qual for. Feedbacks positivos aumentam nossa motivação, isso é um fato. Ao passo que feedbacks negativos reduzem e corroem nossa energia que nos movimenta para a ação.

Então como fazer para ficar motivado quando as coisas não saem como o esperado? Como usar essa energia quando mais precisamos dela?

Quando ocorrem reveses em nossa vida nossa motivação parece esvair; no entanto, é nesse momento que mais precisamos dela para mudar o jogo. De nada adiantará você se deixar contaminar pelo desespero. Isso só corrobora para o sentimento de vítima.

Sei que parece difícil manter a motivação alta quando algo de ruim ocorre em nossa vida. Sentimos a presença da desistência nesse momento, acreditamos que é melhor jogar a toalha a enfrentar esse problema. Contudo, há outra maneira de se portar. Basta uma visão diferente para mantermos nossa motivação alta. A demissão pode ser encarada como a oportunidade que você estava esperando para realizar seu sonho de abrir seu próprio negócio, ou de começar em uma nova empresa. Para que você não perca sua motivação pode fazer como eu e usar os três lemas da motivação. Vou ensinar para você.

Lema 1: Tudo depende do ponto de vista. Uma mesma situação pode ser encarada sobre diferentes perspectivas. Você pode mudar seu foco e procurar uma nova visão do problema. Uma adversidade para alguém pode ser uma oportunidade para outro. Procure conversar com outras pessoas de confiança sobre seu empecilho. Elas podem lhe trazer um novo entendimento e talvez apresentar a você uma solução que ainda não havia pensado.

Lema 2: Acredite em você mesmo. Sei que esse parece piegas, mas pense no seguinte, todas as grandes pessoas de sucesso acreditavam em si e em seus sonhos. Por isso é necessário que você acredite em seu potencial. Para isso pode começar a escrever todas as coisas que já realizou. Escreva as coisas que você se destacou e/ou já foi elogiado. Isso aumenta sua autoestima e sua motivação.

Lema 3: Tenha um sonho (e que seja grande). Você é do tamanho de seus sonhos. Se pensar pequeno, agirá de maneira pequena. É importante e fundamental que tenha seu sonho, que busque por ele e que ele faça parte de seu dia a dia. Ter um sonho fará você saber o porquê se levanta todos os dias de sua cama. O sonho será seu combustível de motivação diária.

 

É importante que entenda que a motivação deve ser diária, como um banho. Todos os dias você toma seu banho para renovar seu corpo e suas energias. Da mesma forma temos que ver a motivação. Relembrar nossos sonhos, acreditar em si e ter pontos de vista diferentes fará você renovar sua motivação diariamente. Renove sua motivação lendo textos que o ajudam, ouvindo áudios que o motivam e que aumentam sua autoestima. Essas são formas inteligentes de aumentar nossa motivação no momento em que mais precisamos dela.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.