por Dr. Hoffnung

Seguindo uma dieta saudável sem frituras

Buscar uma vida mais saudável tem sido o objetivo de muitas pessoas atualmente, ainda mais com a constante publicação de notícias e estudos sobre o assunto. Existe a preocupação com hábitos, exercícios e uma série de comportamentos que irão ajudar no desenvolvimento da saúde. Sobre alimentação não é diferente.

Você sabe como suas refeições afetam sua saúde? Na maioria das vezes, as pessoas não consideram a quantidade de sódio, calorias e gordura trans na hora de comprar um alimento no supermercado ou um almoço durante a semana.

Mudar os hábitos de alimentação não é uma tarefa fácil, mas eliminar as frituras com óleo pode ser um excelente primeiro passo. Alimentos fritos consumidos em excesso se tornam responsáveis por problemas de saúde ao longo de anos.

  • Deixando de consumir frituras com óleo ou simplesmente diminuindo a quantidade, os seguintes benefícios começam a aparecer na saúde:

  • Diminuição de chances de ter uma doença cardiovascular;

  • Diminuição de formação da acroleína no organismo, substância cancerígena;

  • Melhora na pressão arterial;

  • Diminuição do acúmulo de gordura abdominal;

  • Melhor aceitação de insulina no organismo;

  • Diminuição no consumo de gordura trans.

Uma dieta saudável sem gordura trans

Um dos maiores problemas em relação às frituras com óleo é a gordura trans. Por exemplo: ao reutilizar o óleo muitas vezes, ele acaba se tornando a temida substância. Mas afinal, o que são as gorduras trans? São substâncias geradas a partir de óleos vegetais. Após serem hidrogenados, deixam de ser líquidos para ficar em estado sólido. Por meio da gordura trans, as empresas conseguem aumentar o tempo de conservação de alimentos como margarinas, sorvetes, chocolates, entre outros.

Alternativas para evitar frituras

Existem muitas formas de substituir a tradicional fritura por outros modelos mais saudáveis. Para quem é fã incondicional, é possível fritar sem óleo. Receitas da AirFryer são bons exemplos de pratos saborosos e fritos sem nenhum pingo de óleo. O gosto é muito parecido e não traz os malefícios citados anteriormente.

Além da fritura sem óleo, alimentos grelhados também são ótimos substitutos. Além de colaborarem com uma dieta saudável, são preparados de maneira mais natural.

Você consome muita fritura? Tem planos para uma vida mais saudável? Não deixe de comentar!

Dr. Hoffnung

+ artigos

Dr. Hoffnung é uma seção abrangente de boas ideias, dicas de comportamento, alimentação e viagens. Ou seja, tudo aquilo que faz muito bem para a saúde.