por Paulo Bregantin

Sonhos: Como se lembrar deles?

Somos pessoas que vivemos em processos e aprendizados. Nossos sonhos também estão presentes nos processos, entender como esse processo funciona pode ajudar muito nossas vidas; os processos inconscientes, pré-conscientes e conscientes envolvidos nos sonhos, incluindo sonhar, recordar e relatar o sonho. Sim! Sonhar, recordar e relatar os sonhos, esses são os desafios de quem deseja aprender sobre sonhos.


Segue uma lista simples de quatro passos para que possamos sonhar, recordar e relatar os sonhos:

1 - Antes de dormir relaxe por alguns minutos e, tente elevar a mente a um estado de meditação. Foque um ponto no quarto (mesmo no escuro), conte até dez pensando nesse ponto. Feche os olhos lentamente e deixe a mente leve, leve, leve...

2 - Mantenha perto da cama: Lápis/caneta e um papel – Quando acordar do sono, a mente manterá por alguns segundos o sonho que você teve, então, anote imediatamente o que o sonho mostrou – anote mesmo sem ordem, escreva exatamente o que vc vê nesses segundos após acordar.

3 - Durante o dia leia o que foi anotado, você vai perceber que aparecerá mais detalhes sobre o que foi sonhado – anote no mesmo papel o que vir a mente.

4 - Fale para você mesmo umas duas vezes no mesmo dia que sonhou. E depois, se quiser conte o sonho para alguém (amigo/familiar/terapeuta).

Seguindo esses passos você poderá iniciar o processo de sonhar, recordar e relatar seus Sonhos.

Paulo Bregantin

+ artigos

Mais de 25 anos dedicado ao cuidado de pessoas, sendo Psicanalista Clínico e escritor com várias obras publicadas. Atua nas redes sociais como dono, gerenciando a página Paulo Bregantin e o Grupo Psicanálise Integrativa.

facebook /Paulo-Bregantin