por Equipe Horóscopo Virtual

Tarot e o livre arbítrio

Ter ferramentas que nos ajudem a preparar nossas ações diárias para o nosso futuro, transformando-o em algo melhor é ótimo, não é mesmo?

Não se trata de definir o que exatamente acontecerá em nosso futuro. Mas, sim, quais rumos devemos tomar e quais portas, dentre as quais se abriram para nós, entraremos. Assim como nos ajuda a pensar em soluções para as portas que se fecham – ou ao menos nos ajuda a estarmos mais preparados. É nisso que o Tarô nos ajuda: a desvendar nossas possibilidades.

E, uma vez que ele nos ajuda a enxergar melhor os caminhos que podem ou não fazer parte do nosso futuro, qual é a exata relação entre a arte do Tarô com o destino e o  livre arbítrio de cada um de nós? Cada um de nós possui um destino, assim como um livre arbítrio.

O destino é o que está reservado para nós. Não temos como mudar isso, assim como não temos a possibilidade de fugir dele. É impossível. O destino foi reservado para cada um por uma força maior, sendo que é absolutamente impossível revogá-lo.

Os lugares que vamos conhecer, as pessoas que entrarão em nossa vida, que profissão vamos escolher, onde iremos morar, se e quando iremos formar uma família. Tudo o que acontece conosco está escrito em nosso destino assim que nascemos.

O livre arbítrio entra em cena a partir do momento que temos a capacidade de escolher por nós mesmos. Quando temos consciência do que gostamos ou não, do que queremos ou não. O destino está escrito, ou seja, o lugar que iremos cabe a ele, não tem como mudar. Mas, o que podemos escolher é como agiremos e o que faremos nesse lugar.

O nosso livre arbítrio nos dá a chance de escolher por nós mesmos o que queremos. Não pense que livre arbítrio e destino brigam ou mostram coisas opostas. A nossa vida já escrita por uma força maior e a nossa vontade expressa em nosso direito de escolher o que queremos – essas duas forças se equilibram.

Ou seja, é como se o Tarô, o destino e o livre arbítrio se completassem. O destino é o futuro, o livre arbítrio são nossas decisões que influenciam em nosso futuro. Já o Tarô nos mostra quais opções temos e o que podemos fazer para mudar nossas rotas da vida.


Artigo escrito por Giovanna Frugis da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.