por Paulo Bregantin

Tempo Chronos e Tempo Kairós

Somos regidos por esses dois tempos Chronos e Kairós, ambos estão sob o domínio do Ser Superior, pois mesmo a ciência e os estudos sobre eles, nós seres humanos não conseguimos entender muito bem como funcionam. Porém qual a grande diferença entre o tempo Chronos e Kairós? 

O Tempo Chronos é o tempo do relógio, são as 24 horas do dia, são os sete dias da semana, as 52 semanas do ano e, por aí vai. O Chronos também está relacionado com nossa velocidade para fazer as coisas na vida, tem relação com trabalho, dinheiro, ganho, perdas, idade, conquistas, objetivos, etc. 

O Tempo Chronos impõe sobre nós o estresse, ansiedade e depressão. Nesse tempo não conseguimos aquietar, nem silenciar e nem diminuir o ritmo, pois esse tempo nos faz ficar barulhentos por dentro e com as expectativas em excesso. Gera angústias quando não conquistamos as coisas dentro do tempo determinado por nós mesmos. Esse tempo quando mal utilizado é causador de doenças psicossomáticas. 

No tempo Chronos estamos sempre presos a algo que tenha começo, meio e fim, pois nesse tempo tudo é regido por horário, por certeza, por lógica e absolutismo. Veja, no tempo chronos nós nascemos, vivemos e morremos. No tempo chronos nós começamos a estudar no começo do ano e no final de cada ano fechamos as matérias. Nesse tempo quando começamos algo, criamos expectativas para quando vamos terminar e, não conseguir algumas dessas coisas ficamos estressados e angustiados. O tempo chronos é um algoz para nossas vidas. Não podemos viver sem ele, isso é obvio e, nem existe possibilidade de pará-lo ou antecipá-lo. O tempo chronos é o senhor do tempo para o humano.

 

O tempo Kairós é o tempo que Deus habita. Tomando como base que Deus é atemporal, ou seja, Ele não tem passado, nem presente e nem futuro, logo, o tempo Kairós acontece simplesmente, não existe uma regra cartesiana e explicativa para o tempo Kairós, ele simplesmente acontece e independe de nossas vontades e desejos. Não adianta programar o tempo Kairós, pois ele não busca trabalho e nem dedicação. O tempo Kairós é um tempo onde as “coisas” costumam parar e ficar dentro de uma “Paz profunda”. 

O Tempo Kairós é algo que acontece muitas vezes, porém nós não damos a devida atenção, por exemplo: Sabe aquele momento que você está assistindo a um filme e nem parece que o filme durou duas horas (você fala: nossa já passou tudo isso?). Outro exemplo: Sabe, quando estamos em companhia de uma pessoa ou um grupo que gostamos muito e quando nos damos conta o horário voou e não vimos passar? Bem, esse tempo é chamado de tempo Kairós.

Creio que se buscarmos mais tempo Kairós em nossas vidas viveremos de forma mais pacífica e tranquila.  

Para se alcançar o tempo Kairós é preciso silenciar um pouco, aquietar com as coisas da vida e, diminuir o ritmo, pois quando usamos esses três processos (aquietar, silenciar e diminuir o ritmo) entramos com mais facilidade no tempo Kairós e assim conseguimos viver mais tranquilos e em paz.

No tempo Kairós temos possibilidade de diminuir nosso estresse e, com isso diminuir também nossas ansiedades e afastando das nossas vidas a terrível e assombrosa depressão. 

Observação: Segundo a Wikipédia, Kairós significa algo como certo, supremo, oportuno. Os gregos intitulavam o tempo como Chronos e Kairós. Crhonos era usado para definir o tempo cronológico e linear. Kairós era utilizado para definir o tempo existencial.


Busque sempre o tempo Kairós e tente diminuir o tempo Chronos.

Paulo Bregantin

+ artigos

Mais de 25 anos dedicado ao cuidado de pessoas, sendo Psicanalista Clínico e escritor com várias obras publicadas. Atua nas redes sociais como dono, gerenciando a página Paulo Bregantin e o Grupo Psicanálise Integrativa.

facebook /Paulo-Bregantin