por Valquiria Rita Geraldini

Utilizando as essências florais no controle da ansiedade

Queixa muito comum principalmente nos consultórios das grandes capitais, o quadro de ansiedade pode apresentar os seguintes sintomas: pensamentos abstratos, aumento da pressão arterial, coração batendo rápido, dificuldade para respirar, náuseas, vômitos, diarreias, dificuldade de concentração, mal estar, inquietação motora, tensão muscular, fadiga, perda de apetite e perturbação do sono.

Um dos caminhos para iniciar o controle da ansiedade é desacelerar. É necessário desacelerar o ritmo para aproveitar mais a vida, saborear os prazeres simples, mudar nossos valores e prioridades, exercitar as atividades diárias com mais atenção e menos estresse, evitando fazer mil coisas ao mesmo tempo. Pessoas que praticam uma atividade por vez não se sobrecarregam. Faça a escolha consciente de fazer menos. Procure concentrar-se no que realmente é importante. Coloque intervalos entre as tarefas e os compromissos. Apreciar a natureza também é fundamental. 

A maioria das pessoas, principalmente nas grandes capitais, passa muito tempo em casa, no escritório, no trânsito e não consegue desfrutar da serenidade que a natureza oferece. É importante estabelecer algumas pausas na vida para apreciar a natureza exercitando-se ao ar livre, fazendo passeios e caminhadas, observando o céu, as árvores, os pássaros cantando, as flores. Nestas ocasiões, aproveite para respirar profundamente, sentindo o ar entrando no corpo e a ansiedade saindo.

E dentro da Terapia Floral existem diversas essências florais que podem contribuir para o controle da ansiedade. Para exemplificar, vou citar algumas. Do Sistema dos Florais de Bach, criado pelo médico inglês Edward Bach, temos o floral Impatiens, indicado para a impaciência e auxiliando as pessoas que querem que tudo seja feito rapidamente, irritando-se até mesmo com pessoas que são mais lentas. Impatiens vai trazer paciência e menos precipitação nos pensamentos e nas ações.

Do Sistema dos Florais da Califórnia, criado por Patricia Kaminski e Richatrd Katz, podemos citar Chamomile e Dandelion. Chamomile auxilia as pessoas que tendem a acumular tensão psíquica ao longo do dia, muitas vezes não conseguindo liberar o estresse emocional à noite e sofrendo de insônia. Chamomile diminui a tensão emocional trazendo tranquilidade, serenidade e relaxamento. Dandelion é indicada para o excesso de tensão, especialmente na musculatura do corpo, auxiliando para que a tensão seja eliminada e a pessoa possa relaxar.

Os florais não têm contraindicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente, utiliza-se por via oral tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia.

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.