por Erickson Rosa

Você está apegada ao sofrimento? Descubra!

Todos nós buscamos fugir da dor e do sofrimento para a felicidade. Ninguém nesse mundo deseja realmente sofrer. Todos buscam de alguma forma o fim do sofrimento.

Contudo, mesmo nessa busca incessante para sair do sofrimento nós continuamos imersos no clico de dor gerado pelas frustrações que o mundo nos traz. Você pode ver isso em seu dia. Todos os dias, deparamos com problemas que geram em nós o sofrimento.

O pior que pode acontecer é as pessoas estarem apegadas a esse sofrimento. Sei que parece ilógico falar isso. Quem em sã consciência se apegaria em sofrimento? Mas infelizmente é o que acontece.

As pessoas que estão apegadas no sofrimento possuem alguns comportamentos que acabam gerando mais dor em sua vida.  Esses comportamentos são ao mesmo tempo geradores e resultados do sofrimento. Vou listar os três principais sintomas de apego ao sofrimento, pois isso ajudará você a dar o primeiro passo para se desapegar.

1º Lamuriar

A pessoa que lamuria, inconscientemente, atrai as situações das quais deseja se livrar. Quando verbalizamos as coisas ruins de nossa vida, frequentemente acabamos direcionando nossa mente para aquilo que não desejamos.

Para deixar mais claro vamos imaginar que você deseja muito comprar  um carro da cor prata. Sua mente está com sua atenção direcionada para o alvo de seu desejo e você começará a ver o seu tão desejado carro em todos os lugares. Nossa mente é atraída por aquilo que colocamos nossa energia. 

A pessoa que reclama coloca sua energia nas coisas que não gosta, e por lei de causa e efeito acabará focando e atraindo exatamente as coisas que tanto reclama.  Por isso que tantos terapeutas e psicólogos recomendam ficar por pelo menos sete dias sem reclamar. Assim você muda o foco dos problemas para as oportunidades.

2º Ver problemas em tudo

E o segundo é somente uma consequência do primeiro. Se você vive reclamando e lamuriando sua sorte, significa que está vendo problemas em tudo. Sua mente está focada nos problemas. Deixe-me dar uma dica muito importante que aprendi com meu pai e que ouvi de diversos terapeutas: Reclamar não adianta.

Não importa onde você esteja, quais problemas está enfrentando e nem quais suas limitações, reclamar jamais irá ajudar você a avançar. Melhor mesmo é pensar nos aprendizados que tais situações estão promovendo em sua vida e focar nas oportunidades que você tem para sair dessas situações. Foque nas oportunidades e não nos problemas.

3º Sentimento de vítima

O que vou falar agora será forte e pode machucar você, mas acredite, será melhor ouvir isso do que continuar no apego ao sofrimento. Você não é vítima de nada nem de ninguém. Temos que substituir as palavras vítimas, por responsabilidade. Você é responsável por sua vida. Entender isso dará a você o poder para mudar sua vida.

Se você acredita que os outros é que constroem sua infelicidade, ficará difícil mudar para uma vida feliz, uma vez que o poder está nas mãos de outras pessoas. Mas se entende que você é responsável por sua vida, compreende que pode construir sua felicidade e sair da tristeza e do sofrimento. Dessa forma você se desapega do sofrimento e da necessidade de culpar alguém pelos infortúnios de sua vida.

Dito tudo isso, que tal desapegar desse sofrimento e ver que há um mundo lá fora à espera de sua felicidade?

O mundo espera por sua alegria, não o deixe esperando.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.