Você tem Inteligência Emocional?

Por mais que ter um Q.I. alto ajude na vida profissional e faça você ser uma pessoa inteligente, no sentido da palavra usado nas escolas, existe uma outra inteligência que é tão importante quanto essa: a inteligência emocional.

Trata-se da habilidade que temos de lidar com as emoções. Algumas pessoas podem ter mais facilidade com elas e outras menos, mas a boa notícia é que esse tipo de inteligência pode ser desenvolvido com o tempo. Para você entender melhor o que é uma pessoa com uma boa inteligência emocional, selecionamos algumas características citadas por Travis Bradberry e Jean Greaves, autores do livro ‘Inteligência Emocional 2.0’. Confira abaixo:

Timing: Saber o momento ideal para lidar com diferentes assuntos com as pessoas é uma característica de quem tem uma boa inteligência emocional. Sabe aquele aumento que você pensa em pedir para o seu chefe? Fazer esse pedido em um dia que você percebe que ele está irritado e estressado é pedir para se dar mal. Esse é um bom exemplo de saber ter timing para lidar com as pessoas nas horas certas.

Autoconfiança: A inteligência emocional afeta a autoconfiança. Se você não acredita no seu potencial e é muito pessimista em relação a si mesmo, é hora de repensar isso. Cada pensamento negativo afeta diretamente as suas emoções.

Saber fazer perguntas e ouvir bem: Em um diálogo, alguém que só está preocupado com o que fala e não dá atenção para os outros pode ser alguém com problemas de inteligência emocional. Ouvir as pessoas e fazer perguntas que estimulem a interação entre elas é uma característica de quem tem uma boa inteligência emocional.

Linguagem corporal: A inteligência emocional reflete até na linguagem corporal. Quando interagimos com as pessoas é importante ter uma linguagem corporal aberta para demonstrar o interesse que temos nelas. Quando se trata de emoções, as interações vão além de apenas falar com palavras. O corpo fala e expressa muito sobre os seus sentimentos em relação à situação.

Chamar as pessoas pelo nome: Chamar alguém pelo nome é algo que aproxima a pessoa de você e a faz se sentir mais confortável. Dessa maneira, você demonstra que dá importância para ela de alguma forma. Essa é outra característica de quem tem uma boa inteligência emocional.

Analisar o contexto e lidar com diferenças culturais: Em algumas situações acontecem mal-entendidos por causa de alguém que fez algo ofensivo para uma pessoa com uma cultura diferente ou por não ter observado muito bem o comportamento dos indivíduos no lugar onde estava. Saber lidar com pessoas de culturas e hábitos diferenciados é algo essencial para desenvolver sua inteligência emocional.

Empatia: Saber se colocar no lugar dos outros é muito importante para um bom convívio em sociedade. Isso se reflete principalmente em situações onde há conversas sobre assuntos delicados e quando você recebe críticas. Exercitar a empatia é uma das chaves para desenvolver a inteligência emocional.

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