por Erickson Rosa

10 formas para superar a tristeza e a depressão

A tristeza e a depressão são problemas sérios que nos impedem de alcançar nossos objetivos e nos tira a capacidade de agir. Esses transtornos ainda são muito estigmatizados em nossa sociedade. Normalmente, quem possui esse problema é visto como negativo ou desmotivado. Além de lidar com o infortúnio, o indivíduo precisa lidar também com o preconceito de pessoas próximas.

Neste artigo, resolvi ensinar 10 formas práticas para você conseguir superar a depressão. Iremos abordar aqui 4 esferas do nosso ser — uma possui ligação com a outra. Essa abordagem também é chamada de teoria dos 4 corpos. As 4 esferas são corpo, mente, emoção e espírito.

O corpo é a saúde física, a mente é sua capacidade intelectual, a emoção é sua habilidade em lidar com suas emoções e, finalmente, a parte espiritual é aquilo ligado ao seu propósito de vida.

Corpo

Se não estamos bem fisicamente fica impossível termos uma vida com energia e felicidade. A manutenção de nosso corpo, além de manter nossa saúde, também eleva nossa autoestima e autoconfiança. Siga essas 3 regras para cuidar de seu corpo:

1º Faça exercícios

Quando aceleramos nossos batimentos cardíacos a tristeza e a depressão desaparecem. Fica impossível permanecer triste se nosso coração está acelerado. Ao praticar um esporte ou exercício, como natação, por exemplo, seu coração e todo seu metabolismo aceleram, levando sua mente e emoção para estados mais positivos.

2º Cuide de sua alimentação

Em nosso intestino está localizado 95% do neurotransmissor serotonina, responsável pela sensação de felicidade e alegria. Ou seja, o que você ingere altera seu humor também. Sabe-se que chás de emagrecimento, por exemplo, irritam o estômago e geram uma absorção de nutrientes incompleta. Dessa forma, a produção de serotonina também fica prejudicada. Alimentos como banana, abacate e mel ajudam na fabricação desse neurotransmissor. Cuidar de sua alimentação é uma forma de amar a si mesmo.

3º Cuide de seu sono

O sono é um organizador de sua mente e reparador de seu corpo. Pessoas que dormem pouco possuem dificuldade de concentração, falta de energia e até mesmo problemas cardíacos e respiratórios. Se você sente que seu sono não é reparador e que dorme menos que 6 horas por noite, é bom procurar um médico. Cuidar do sono é manter sua felicidade.

Mente

A mente é nosso processo intelectual e devemos cuidar dela, pois nossos pensamentos influenciam nossas emoções e afetam nosso corpo físico. Um está ligado com o outro.

4º Medite

Meditar é limpar sua mente e reduzir o fluxo de pensamentos. A meditação possui inúmeros benefícios já comprovados cientificamente e você pode vê-los aqui nesse artigo em que escrevi os 21 benefícios da meditação.

5º Leia bons livros

Ler livros que estimulam sua criatividade e autoestima é um ótimo remédio para a tristeza. Além de estimular seu raciocínio e o córtex pré-frontal, ler é uma forma de ampliar seu próprio universo.

6º Evite programas que desgastam sua mente

Richard Davidson, famoso pesquisador neurocientista, descobriu em suas pesquisas sobre felicidade que ao ver um filme de terror ou que gere grande ansiedade, você modifica a configuração cerebral por meio da neuroplasticidade, que é o caminho que os neurônios utilizam para a troca de informações. Já meditar estimula uma configuração mais positiva e aumenta a sensação de felicidade e paz interior.

Emoção

As emoções possuem a capacidade de nos carregar, mas podemos desenvolver uma inteligência emocional para não sermos carregados por elas. Podemos gerar emoções positivas que contribuem para a manutenção da felicidade. Você também pode ler esse texto sobre como controlar suas emoções negativas:  

7º Diga a quem você ama como se sente

Experimente expressar o seu amor por quem você ama. É uma prática que gera benefícios para si mesmo e para quem você expressa. Se sentir dificuldade de falar, escreva. Verá como é bom dizer como se sente e ainda trará felicidade ao outro.

8º Pratique o perdão

Perdoar é libertar. Não apenas a quem você tem rancor, mas também libertar sua mente dos pensamentos de raiva ou vingança. É importante também perdoar a si mesmo e compreender que os erros são os primeiros degraus do sucesso. Se você possui dificuldades em perdoar, deixo aqui uma poderosa oração que ajudará você nessa questão: A oração do perdão.

9º Use a gratidão

A gratidão gera felicidade e aumenta a sensação de bem-estar. Quando somos gratos geramos felicidade e uma visão mais positiva sobre a vida. Além disso, a gratidão modifica sua atenção seletiva e você começa a perceber mais oportunidades e desenvolver uma percepção de abundância. Para gerar gratidão você pode começar lendo essa oração que criei em um momento de profunda aspiração. Utilize todas as manhãs: oração da gratidão.

Espírito

Quando falo de espírito não estou querendo falar sobre religiosidade, mas sim sobre propósito de vida e sentido para aquilo que fazemos. O Sentido é o significado de importância que damos para aquilo que realizamos. Seja regar uma planta, cuidar de um animalzinho ou simplesmente escrever um texto para ajudar as pessoas.

10º Escreva em um papel o que lhe faz feliz

Entender seus valores pessoais e agir de acordo com eles promove o encontro do sentido. Você não precisa ser o salvador do mundo, mas pode encontrar o sentido fazendo algo que esteja de acordo com seus valores. Pode ser cuidar de alguém, ser gentil com as pessoas, dar uma mensagem positiva quando se encontra com alguém ou até mesmo cuidar de alguma plantação ou animalzinho.

Eu espero que essas dicas sejam utilizadas e não apenas lidas. Esse é um texto para ser colocado em prática. Eu o fiz para ajudá-lo(a) a encontrar um caminho, agora é com você trilhá-lo. Que a felicidade seja constante em sua vida. 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.