por Erickson Rosa

3 formas de acabar com a ansiedade paralisante

Possuir ansiedade é normal, afinal ela possui uma função protetiva e de diminuição de risco para nosso organismo. Entretanto, um pensamento convicto de que coisas ruins sempre irão acontecer e pensamentos catastróficos exacerbados referentes ao futuro geram no individuo uma ansiedade paralisante. A ansiedade paralisante não permite que você aja frente os acontecimentos de sua vida, diminuindo sua autoestima e sua força de ação. Mas calma.


 

Essa ansiedade pode ser controlada e trazida para uma forma mais saudável. Nesse artigo ensinarei 3 técnicas que você pode utilizar para reduzir sua ansiedade e acalmar a mente. Essas técnicas são altamente comprovadas e ajudaram milhares de pessoas a controlar sua ansiedade e viver uma vida mais plena e sem o medo ilógico do futuro. Vamos a elas então:

1- Concentre-se na sua respiração: Essa pode ser a mais antiga e talvez você já tenha ouvido falar sobre ela, mas muitas pessoas utilizam essa técnica de maneira errada. Respirar fundo não deve ser a única coisa que você faz, mas sim prestar atenção em todo o aparato respiratório, observando o caminho que o ar faz até o baixo ventre, percorrendo seus pulmões e trazendo a vida a cada nova respiração.

Concentrar-se em sua respiração tem a ver com voltar sua atenção para todos os efeitos fisiológicos que esse gera em seu organismo. Robert L. Leahy, em seu livro, "Anxiety Free" (2011), fala-nos que a chave para eliminar o medo constante do futuro é trazer nossa mente ao presente e que respirar lentamente e de maneira gradual utilizando a respiração do baixo ventre, ou seja, a diafragmática, reestabelece o equilíbrio natural de CO2 em seu organismo, além de trazer calma e tranquilidade.

2- Focar sua mente no aqui e no agora: Sabemos que a ansiedade é o medo colocado em acontecimentos que ainda estão no futuro. Para eliminar esse medo é necessário trazer nossa mente para o único momento existente: O Agora.

Eckhart Tolle, em seu livro "O poder do agora" (1997), fala que o passado e o futuro são invenções da mente humana, pois o único momento em que podemos viver e sentir é o agora.

Para trazer nossa mente para o agora basta prestarmos atenção às pequenas reações de nosso organismo no cotidiano, como andar, comer, beber, etc. Podemos praticar voltar nossa atenção para o que acontece no agora. Experimente parando por um segundo e prestando atenção a todos os sons que estão agora a sua volta. Quando comer, mastigue devagar e preste atenção no sabor da comida. Esses pequenos exercícios possuem a capacidade de trazer sua mente para o momento presente e evita que seus pensamentos de medo sabotem sua vida.

3- Reduza o fluxo de pensamentos: São os pensamentos de medo que geram a ansiedade em nosso organismo; contudo, se entendermos profundamente que são apenas pensamentos saberemos que podemos modifica-los. Para reduzir a ansiedade preste atenção aos seus pensamentos. Feche os olhos por apenas cinco minutos e observe sua mente divagar, porém não se prenda a nenhum dos pensamentos. Veja seus pensamentos se formando, assim entenderá que os pensamentos são seus, mas não você. Isso faz com que se compreenda que você está ansioso, mas NÃO É ansioso.

Prestando atenção aos pensamentos podemos entender a origem de nosso medo e modificar os pensamentos de medo e ansiedade por outros mais positivos, que gerem confiança e tranquilidade.

Se gostou das dicas aqui encontradas sugiro que baixe meu livro, Cure Ansiedade Sem Remédios, onde ensino oito métodos para você acabar com a ansiedade. Eu o disponibilizo gratuitamente nesse link: http://www.felicidadeconsciente.com.br/

Eu desejo que você encontre a paz e a tranquilidade em sua vida. Um grande abraço.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.