por Erickson Rosa

5 coisas sobre Reiki que todo Reikiano deve ser saber (E talvez não saiba)

Em meu trabalho como divulgador da energia do amor denominada Reiki, sempre me deparo com reikianos que receberam a sintonização de seus mestres, mas não foi lhes explicado que o Reiki é muito mais do que uma técnica de cura e prevenção de doenças.

Acreditam que o Reiki serve apenas para tratar enfermos ou pessoas com stress elevado. No entanto, desconhecem que o Reiki é bem mais do que isso. É difícil mensurar em um texto todos os ensinamentos que fazem do Reiki  uma energia tão especial. Porém, resumi em 5 os principais ensinamentos que todo Reikiano deveria saber. Vamos a eles:

1º O Reiki não é apenas uma técnica, mas um caminho de Iluminação.

Quando iniciamos no Reiki, uma nova caminhada se inicia. O Reikiano começa a mudar seus padrões de pensamento. É necessário que esse comece a interiorizar suas emoções e pensamentos a fim de entender que devemos abrir nossa mente, corpo e espírito para receber essa energia com o intuito de transcendermos mental e espiritualmente. 

O Reiki é um caminho de iluminação e de liberação da consciência. Quando o iniciado não compreende isso, seu uso do Reiki torna-se limitado, pois é claro que a qualidade do tratamento depende mais do vaso do que de seu conteúdo. Quanto mais estiver aberto para o Reiki, mais seu poder de cura estará agindo, tanto no curador quanto no receptor.

2º A Cura não é apenas física, mas também mental e espiritual

Quando falamos em cura, pensamos apenas em doenças que são visíveis, como ansiedade, stress, preocupação, pressão alta, etc. Entretanto, esquecemos que muitas de nossas dores são causadas pelas doenças que temos em nossa alma.

O medo do novo, o sentimento de vingança oculto, a mágoa do passado, a culpa esmagadora e a baixa autoestima, são todas doenças que o Reiki cura a partir de uma nova sintonia de libertação desses sentimentos que aprisionam nossa alma.

Quando somos tocados por essa energia, um novo caminho se abre. O amor começa a vibrar em nosso campo sutil, deixando nossa vibração mais leve e serena, curando nosso espírito e nossa mente. Para que haja a cura é necessário que ela ocorra em todos os níveis do ser.

3º A Cura Começa pelo Curador

A mestra Hawayo Takata dizia que a cura deve se iniciar no curador, depois, esse deve realizar a cura em sua família para daí sim realizar a cura em pessoas fora de sua casa. O processo de 21 dias que deve ser realizado após cada sintonização, serve para que o iniciado alinhe sua vibração com o Reiki, tornando-se um canal para a paz e o amor incondicional. Esse processo também é necessário para que o novo Reikiano possa incorporar essa prática em seu cotidiano, para que a cura dos traumas passados e pensamentos negativos ocorram em seu interior.

Dessa forma, a cura ocorre primeiro no curador, mas é importante também que o reikiano passe pelo processo de auto-observação. É necessário que ele entenda que a contemplação e a interiorização dos pensamentos também farão parte de sua jornada pelo caminho da iluminação do Reiki.

4º Os Símbolos são sagrados e devemos usá-los dessa maneira.

A popularização do Reiki trouxe muitos benefícios para a humanidade. Cada vez mais hospitais e centros de tratamentos vêm aderindo a prática do reiki.

Contudo, isso também leva a uma banalização dos símbolos e de suas práticas. Existem cursos de Reiki a “jato” onde o reikiano é canalizado nos 4 níveis em apenas um final de semana. Não digo que o Reikiano não seja capaz de utilizar o Reiki, mas ele não entenderá que o Reiki é um caminho e que precisa ser trilhado com um objetivo de buscarmos o despertar de nossa consciência.
Que para utilizarmos o Reiki em sua potencialidade é importante trabalharmos sobre o canal que ele passa, ou seja, o próprio Reikiano.

O Reikiano pode não entender que cada símbolo serve a um propósito muito específico e que seu uso deve sempre ser ponderado e manuseado de maneira correta. É necessário um acompanhamento ao iniciado, uma vez que más instruções podem frustrar nossos esforços e nos desencaminhar do caminho do Reiki.

5º É fundamental conhecer sua Linhagem Reikiana

O conhecimento da linhagem que leva você até a fonte do mestre Mikao Usui é fundamental. Isso mostra o caminho percorrido até chegar a você.

Todo Reikiano deveria saber essa linhagem para ter o sentimento de respeito e sagrado pelos mestres anteriores que passaram o Reiki até você.

Eu mesmo quando fui iniciado não obtive essa informação. Isso me levou a buscar o Reiki em outro mestre e iniciar novamente o caminho da iluminação interior.

Hoje sei o caminho que a energia percorreu até me alcançar, e eu aceitar essa energia em meu coração. Por essa razão se você desconhece sua linhagem, sugiro começar a buscar. Isso lhe trará uma sensação de pertencimento e motivará você a continuar nesse lindo caminho de doação e cura universal.

O reiki fará você se tornar o responsável por sua própria saúde e bem estar, libertará o curador perfeito que existe dentro de você e o que você é em essência. O Reiki levará você a saber quem realmente você é, libertando a luz de sua consciência e o tornando um agente de cura, não apenas do corpo, mas do espírito e da mente.

 

Caso você seja Reikiano e queira aprender técnicas para aumentar sua conexão com o Reiki, basta se inscrever gratuitamente aqui: http://www.coachmatinal.com.br/reiki

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.