por Equipe Horóscopo Virtual

5 dicas para melhorar seu senso crítico

Você já pensou em quantas decisões precisa tomar num único dia? O que comer, o que estudar primeiro, qual é a melhor forma de desenvolver aquele novo projeto da empresa, qual é o melhor momento para aplicar na bolsa de valores... Estamos cercados de decisões a todo momento, algumas sem importância, mas outras que podem decidir o rumo das nossas vidas. Se não as considerarmos com sabedoria, podemos acabar em maus lençóis ou falidos, o que é pior ainda, pois nem lençóis teremos.

O ponto é o seguinte: para tomar melhores decisões, é preciso investir numa técnica chamada "pensamento crítico". Por meio dessa ferramenta, é possível analisar uma situação por partes, pensando em todas as variáveis, para, enfim, tomar uma decisão que, além de parecer ser a mais adequada, também será a mais lógica. Pensando nisso, nós criamos 5 dicas para que você desenvolva seu pensamento crítico e, consequentemente, opte pelos melhores caminhos para a sua vida.

Formule o problema

Vamos começar do começo: saiba o que você quer ou o que você precisa. Por exemplo: vamos supor que o seu desejo é se mudar de país, mas ainda não sabe o destino. Para decidir sobre isso, é preciso considerar uma série de fatores: visto, passagem, hospedagem, mas, principalmente, documentação. Qual lugar é mais adequado para as suas necessidades? Onde a documentação é mais fácil de ser viabilizada? Formular o problema nos permite ver todas as variáveis, para que então possamos decidir o que se adequa melhor ao que queremos.

Reúna informações

Informar-se é essencial para que possamos pesar todas as variáveis. Suponhamos que suas opções sejam França, Itália ou Alemanha. Para recolher as informações necessárias de cada país, você precisa buscar informações em sites de aconselhamento, com pessoas que já viveram essa experiência ou ir até o consulado. Com as informações apropriadas, tem-se a base necessária para tomar a decisão que mais se aproxime do objetivo.

Aplique as informações

Para isso, é necessário fazer questionamentos críticos: pense nos conceitos, pressupostos, interpretações, e qual lógica está em jogo. Por exemplo: você recebe um email de uma agência de viagens prometendo uma viagem de um ano à Alemanha, sendo que tudo que você precisa fazer é comprar a passagem. Você pesquisou, sabe que precisa de uma documentação específica para isso, e então? Existe alguma verdade por trás desse e-mail?

Considere as consequências

Ok, você quase decidiu: vou para à Alemanha no mês que vem. Mas qual serão as consequências a longo prazo? Deixar o conforto daqui para tentar a vida num lugar desconhecido, com um idioma desconhecido, com a certeza de enfrentar dificuldades, mas também com a certeza de muitas descobertas e novas oportunidades. O que pesa mais?

Explore outros pontos de vista

Antes de tomar uma decisão, reavalie suas opções mais uma vez. Você não sabe alemão, mas sua família é italiana e você já está familiarizado com o idioma italiano. Por que não ouvir as histórias que eles têm a contar? Às vezes, há algo que possa despertar o interesse e te fazer mudar de ideia.

É claro que essas são 5 dicas aplicadas num exemplo simples, mas também é possível adaptar essa ferramenta para questões da sua vida pessoal, desde qual dieta fazer até a melhor forma de tocar aquele novo projeto da empresa. Formule o problema, reúna informação, aplique-a, avalie as consequências e considere outros pontos de vista.

O segredo do sucesso é concentrar-se no que realmente importa, mas ao mesmo tempo ter a mente aberta para novas possibilidades. Um bom marujo não é classificado pela sua capacidade de seguir ordens, mas pela sua habilidade de ajustar as velas, da mesma forma que o pensamento crítico não o levará a tomar apenas as melhores decisões, mas em 90% das vezes te guiará para o melhor caminho.


Artigo escrito por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.