por Erickson Rosa

A espiritualidade pode ajudar você a ser feliz

A espiritualidade é, segundo a pesquisa publicada na Revista de Psicologia da IMED em 2014 por Gomes, Farina e Forno, um campo amplo que impulsiona o ser humano em sua busca por aquilo que é sagrado e que transcende sua própria existência. A espiritualidade está ligada com a busca pelo sentido e significado da vida. É próprio do ser humano buscar esse sentido e significado para a sua vida, faz parte de nossa experiência humana a busca pela espiritualidade. Até mesmo quem se diz ateu, e não acredita na espiritualidade, a possui, pois é capaz de se questionar sobre sua própria noção da espiritualidade. 

Mas como a espiritualidade pode ajudar você a encontrar uma vida mais feliz? Existem duas maneiras que a espiritualidade pode ajudar você. A primeira forma é a atribuição de significado.

Atribuição de significado

Por que estamos aqui nesse mundo? Qual o sentido de tudo isso? As respostas para essas perguntas produzem um senso de propósito em nossas vidas e criamos uma missão pessoal que nos eleva mental e espiritualmente. E talvez você pergunte: como posso descobrir as respostas para essas perguntas? O significado de nossa vida é atribuído por nós mesmos, mas para fazer isso é necessário um certo nível de autoconhecimento e conhecimento de sua própria espiritualidade. 

Aqui entramos no que significa sua missão de vida, do sentido atribuído às suas ações, sejam elas grandes ou pequenas. Ao significar sua vida para um propósito, tudo acaba por ter sentido e a felicidade transborda em você. Busque encontrar seu sentido, porque não há nada mais sentido do que fazer algo que não tem sentido para você. 

Para isso, é precisar alinhar seus objetivos com seus valores. Descobrir seus valores é um passo fundamental para encontrar seu propósito, tendo sempre em mente que seu objetivo deve ser maior que você mesmo. Isso nos leva ao segundo conceito.

Transcendência

Somos muito maiores que o nosso ego. Essa afirmação sintetiza o que é transcender. Quando significamos as nossas vidas, essa significação não pode ser para algo que esteja apenas direcionado à nossa existência, mas sim a algo que seja muito maior do que nós mesmos. Quando me refiro a algo maior, não falo sobre grandes realizações, mas sim sobre fazer com que o nosso objetivo não seja autocentrado, mas que beneficie os outros. Nossa existência é finita e se não direcionamos a nossa energia para algo que nos transcenda, rapidamente nos desmotivamos. 

A motivação é a energia para seguir a nossa vida e precisa vir de um senso de continuidade. Transcender é criar significado não apenas em si mesmo, mas nas pequenas ações diárias que modificam sua realidade e a realidade das pessoas. E talvez você pense que precise fazer algo grande, mas um simples sorriso e uma mente direcionada a gerar benefícios aos outros já modifica em muito a sua vida. A sensação de felicidade aumenta quando ajudamos alguém, quando significamos a nossa vida e quando temos como objetivo algo maior que nós mesmos. 

Espero que este texto tenha ajudado você. Se ajudou, então compartilhe para que mais pessoas também possam ser ajudadas. Afinal, a minha missão é beneficiar as pessoas e você pode me ajudar nisso. 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.